PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

07 DE MARÇO DE 2019

Documentação preserva a história institucional, explica servidora


Servidora do departamento, Michelle Pecorari é entrevistada na série de vídeos sobre a Câmara, do programa Rumo Ao Parlamento Aberto



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Leandro Trajano Salvar imagem em alta resolução

Documentação preserva a história institucional da Câmara de Vereadores de Piracicaba






O Departamento de Documentação e Transparência, da Câmara de Vereadores de Piracicaba, é responsável pela gestão documental, o que inclui a preservação, classificação e arquivamento. A servidora Michelle Pecorari é a entrevistada na série de vídeos do programa Rumo Ao Parlamento Aberto, com o objetivo de detalhar à população como funciona os principais setores da Casa.

“O nosso trabalho se divide entre arquivo histórico, com documentos produzidos desde a instalação da Câmara, em 1822, e o arquivo permanente, que são os documentos recebidos a partir de 1948”, explica Michelle. “Este trabalho é muito importante a fim de preservar a memória institucional, resgatando a história, criando mecanismos de pesquisas e facilitando o acesso à informação”, disse.

A atuação também se dá em cinco setores: 1) Centro de Documentação (local de restauro, digitalização e difusão do acerto); 2) Videoteca (arquivo de documentos audiovisuais); 3) Biblioteca do Parlamento (reúne publicações de legislação federal, estadual e municipal); 4) Espaço de Exposições (responsável por organizar o calendário e fazer curadoria de mostras); e 5) Serviço de Informação ao Cidadão –SIC (atendimento presencial e eletrônico e prestar orientação ao público quanto ao acesso a informações e à tramitação de documentos).

O Departamento de Documentação e Transparência fica no quarto andar do Prédio Anexo da Câmara, com acesso pela rua do Rosário, 833, ou pela Rua São José, 547, Centro. O telefone para contato é 3403-7130.

PARLAMENTO ABERTO - Criado no ano passado, o projeto Câmara, Rumo Ao Parlamento Aberto tem o objetivo de ampliar a divulgação do Legislativo piracicabano, explicando, de maneira detalha, o funcionamento da Casa de Leis. “A nossa intenção é aprimorar, cada vez mais, a interação da sociedade com o que se passa aqui dentro”, diz o jornalista Erich Vicente, servidor do Departamento de Comunicação e responsável pelo conteúdo do programa.



Texto:  Comunicação
Imagens de TV:  Comunicação
Edição de TV:  Comunicação


Parlamento Aberto

Notícias relacionadas