26 DE OUTUBRO DE 2023
Falta de ventiladores, lâmpadas queimadas e portas quebradas são alguns dos itens mencionados em propositura aprovada em caráter de urgência na 61ª Reunião Ordinária
Câmara promoveu nesta quinta-feira (26) a 61ª Reunião Ordinária
Problemas estruturais na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Vila Rezende motivaram a aprovação do requerimento 978/2023 pela Câmara Municipal de Piracicaba. Votada em caráter de urgência nesta quinta-feira (26), na 61ª Reunião Ordinária, a propositura solicita que a Secretaria Municipal de Saúde informe se realiza vistorias periódicas para verificar as condições dos equipamentos e instalações.
Autor do requerimento, o vereador Cássio Luiz Barbosa (PL), o Cássio Fala Pira, disse ter constatado falta de ventiladores e ventiladores quebrados, lâmpadas queimadas, ares-condicionados sem funcionamento, fios soltos nas paredes, falta de azulejos nas paredes, portas quebradas, leitos com pacientes nos corredores, paredes quebradas até o teto espalhado com mofo.
Durante a reunião, o vereador exibiu um vídeo com os problemas e questionou por qual motivo a Secretaria de Saúde não adotou as providências. No texto da propositura, ele solicita informações sobre o prazo para a execução dos serviços. “Encontrei pessoas de idade num calor infernal”, disse ele, ao justificar o requerimento na tribuna da Câmara.
Quem também apresentou fotos dos problemas na unidade foi o vereador Laércio Trevisan Jr (PL). Ele criticou os defeitos nos aparelhos de ar condicionado.
Na sua justificativa de voto, Josef Borges (Solidariedade) disse que o Executivo possui um projeto pronto para construção de uma nova unidade e que a troca do telhado está em processo.
Paulo Campos (Podemos) disse que o tema deveria ser discutido pela Câmara em audiência pública. Segundo ele, a região do bairro Vila Cristina foi contemplada com uma unidade que atende a população, o que deveria ocorrer também na Vila Rezende.
Já Rai de Almeida (PT) disse que a saúde foi precarizada pela terceirização. “Não estamos falando mal do prefeito, estamos falando da política que está sendo implementada”, declarou.
Outro requerimento de urgência votado nesta quinta-feira, o 979/2023, convoca autoridades e convida o prefeito e a sociedade civil para audiência pública no Plenário Francisco Antonio Coelho, às 15h do dia 8 de novembro, sobre os projetos de lei 174, 175 e 176, todos de 2023, que tratam das alterações no PPA/2022-2025, alterações na LDO/2024 e a íntegra da Lei Orçamentária Anual – LOA/2024. Ele foi apresentado pela Comissão de Finanças e Orçamento, que tem como presidente André Bandeira (PSDB), como relator Gilmar Rotta (PP) e como membro Paulo Campos (Podemos).
Também foram votadas as urgências aos requerimentos 973/2023, de Voto de Congratulações, de autoria de Paulo Campos (Podemos), e o 976/2023, em que a vereadora Rai de Almeida (PT) solicita informações sobre o estoque de vacinas V8 e V10 no Centro de Controle de Zoonoses.
Dos itens da Pauta da Ordem do Dia da 61ª Reunião Ordinária, deixaram de ser deliberados por falta de tempo regimental todos os projetos de lei que estavam em primeira discussão (5, 53 e 152/2023), e o projeto 145/2023, em segunda discussão. Também foi retirado da pauta a pedido do autor o requerimento 798/2023.