PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

19 DE JUNHO DE 2019

Plano Diretor do Município exigirá discussão aprimorada


Programa Parlamento Aberto produz novo vídeo sobre o envio do texto à Casa, no último dia 17



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Sidney Jr Salvar imagem em alta resolução





O envio do projeto de lei que trata da revisão do PDM (Plano Diretor do Município) à Câmara de Vereadores de Piracicaba, ocorrido no último dia 17, exigirá discussão aprimorada sobre o assunto. Antes de ser encaminhado pelo Executivo, o texto já passou por audiências públicas e debates organizados pela Prefeitura, mas agora é a vez do debate ser realizado dentro do Legislativo, com mais aprofundamento.

Este é o segundo vídeo produzido pelo programa Parlamento Aberto, com intuito de divulgar toda a tramitação do Plano Diretor na Câmara.

“Fizemos diagnóstico para entender a cidade em 2017 e começamos a leitura participativa em 2018, quando ouvimos a população, fomos à Zona Rural, o que torna demandas muito variáveis por conta de cada local”, explicou Arthur Ribeiro, diretor-presidente do Ipplap (Instituto de Pesquisa e Planejamento de Piracicaba).

Ele destaca que o maior desafio é ouvir os problemas da sociedade e tentar solucionar todos eles “da melhor maneira”. Arthur lembrou, no entanto, algumas das ações já definidas no Plano Diretor. “Colocamos um zoneamento específico para proteção ambiental e hídrica, onde identificamos uma bacia com capacidade de atender cerca de 100 mil habitantes, então deveremos preservar estes locais”, acrescentou. 

Coautora do Fórum de Gestão e Planejamento Territorial Sustentável, a vereadora Nancy Thame (PSDB) defende um debate com amplitude. “O Plano Diretor, assim como tudo que tem normas gerais, é apaixonante. Sabemos que precisamos agir pontualmente para atendimento pública, mas o que muda o Município é ter planejamento e estratégia de desenvolvimento, envolvendo várias vozes”, disse.

PARLAMENTO ABERTO - Criado no ano passado, o programa Parlamento Aberto, instituído pelo projeto de resolução 4/2019, da Mesa Diretora, tem o objetivo de ampliar a divulgação do Legislativo piracicabano, explicando, de maneira detalhada, o funcionamento da Casa de Leis. “A nossa intenção é aprimorar, cada vez mais, a interação da sociedade com o que se passa aqui dentro”, diz o jornalista Erich Vicente, servidor do Departamento de Comunicação e responsável pelo conteúdo.



Texto:  Comunicação
Imagens de TV:  Comunicação
Edição de TV:  Comunicação


Plano Diretor

Notícias relacionadas