25 DE JUNHO DE 2018
O parlamentar participou de mais uma apresentação da tradicional dança, que além da comunidade local também arregimenta caravanas de cidades vizinhas, como Capivari
Vereador Abdala destaca importância do Batuque de Umbigada
O vereador José Marcos Abdala (PRB) participou no sábado (23) de mais uma edição que tradicionalmente a família Soledade promove em suas propriedades, na região do bairro Pau D'Alinho, na promoção do Batuque de Umbigada. O evento, que chega a sua 103ª edição, arregimenta grande número de pessoas de Piracicaba e cidades da região como Capivari, Tietê e outras localidades.
Abdala enalteceu o esforço da família Soledade, lembrando os 100 anos da matriarca, Dona Diolinda e destacando o legado da família em manter a tradição de uma festa reconhecida pela Unesco. A família foi retratada num grande livro, patrocinado pela Petrobras e o poder público municipal tem apoiado a realização anual do evento, que acontece tradicionalmente à meia noite, no dia de São João, virada do dia 23 para 24 de junho.
O vereador também realçou que a família Soledade foi quem criou o famoso jargão "Pamonhas de Piracicaba", em mais um legado que destaca o nome da cidade. Abdala também reconheceu os Soledade por intermédio de Heitor Soledade, quando doou parte de suas terras para que a prefeitura ampliasse a estrada, beneficiando centenas de pessoas, lavradores de toda região, sendo que em reconhecimento a este gesto humanitário, a Câmara aprovou um projeto, denominando a Estrada Municipal Heitor Soledade. "Temos muito que agradecer o que a família faz", disse.
Abdala ainda aproveitou a oportunidade para convidar a todos, para comparecerem à Câmara, nesta terça-feira (26) em homenagem que transcorrerá nas dependências do salão nobre "Prof. Helly de Campos Melges", às 19h30, quando serão lembrados os 130 anos do fim da escravatura no Brasil e os cinco anos do Conepir (Conselho Municipal da Comunidade Negra de Piracicaba). Lembrando que o papel do Conselho se pauta na integração racial em Piracicaba.
Abdala também considerou que a homenagem na Câmara contará com a presença do Secretário Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), do Governo Federal, Juvenal Araújo e a Coordenadora de Políticas para a População Negra e Indígena (CPPNI), da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, do Estado de São Paulo, Elisa Lucas Rodrigues, que receberá a Medalha Mérito Legislativo.
Moção
O vereador José Marcos Abdala (PRB) teve a moção de aplausos 73/2017 aprovada na 35ª reunião ordinária, na noite de segunda-feira (12). A propositura propõe homenagem à família Soledade por manter viva a tradicional manifestação cultural afro-brasileira denominada Batuque de Umbigada. A honraria será entregue em data oportuna.
Trazido ao Brasil pelos navios negreiros no período da Colonização, o Batuque de Umbigada é uma dança originária da cultura Bantu que tem como objetivo celebrar a vida e a fartura de comida na comunidade. Nela, são utilizados diversos instrumentos para acompanhar musicalmente o ritual, como o tambú e o quizengue, que são espécies de tambores.
O batuque recebe variações em algumas partes do Brasil, mas sempre traz elementos de reflexão sobre a sociedade, a trajetória dos negros e a luta contra o preconceito.