
12 DE MAIO DE 2025
Gustavo Pompeo defende a criação de uma solenidade oficial pela Semana da Comunidade Italiana, a ser realizada anualmente na Câmara Municipal
Vereador se reúne com nova diretoria da Societá Italiana
O vereador Gustavo Pompeo (Avante) se reuniu com a nova diretoria da Societa Italiana Di Mútuo Soccorso de Piracicaba, na última quarta-feira (7), para tratar de projetos voltados à valorização da cultura italiana no município.
O encontro teve como pauta principal a proposta de criação de uma solenidade oficial em comemoração à Semana da Comunidade Italiana na cidade, a ser realizada anualmente na Câmara Municipal, defendida pela parlamentar.
A intenção é que a celebração também passe a integrar o Calendário Oficial do Município.
Durante a reunião, o parlamentar destacou a relevância histórica e cultural da comunidade ítalo-brasileira para Piracicaba e enfatizou a importância em promover ações que resgatem, valorizem e fortaleçam esse legado. "Piracicaba é lar de muitas famílias com raízes
italianas", enfatiza Pompeo.
"Essa história merece ser celebrada e reconhecida com a dignidade que carrega", afirmou Gustavo. Outro tema abordado foi a recente Moção de Repúdio protocolada pelo vereador contra o Decreto-Lei nº 36/2025, da República Italiana, que altera drasticamente as regras para o reconhecimento da cidadania italiana por descendência ("iure sanguinis").
O decreto, assinado pelo Ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, estabelece que descendentes de italianos nascidos no exterior e que possuam outra nacionalidade são considerados como nunca tendo adquirido a cidadania italiana, salvo em exceções específicas.
Pompeo ainda lembrou da recente visita do deputado italiano Fabio Porta a Piracicaba, onde o tema foi discutido e reconhecido como pauta prioritária para a comunidade ítalo-brasileira. "A moção expressa solidariedade aos descendentes afetados e pede a revogação imediata do Decreto-Lei nº 36/2025, em consonância com a mobilização internacional já em curso por meio de petições públicas e manifestações de autoridades", considerou o parlamentar.
Com essa iniciativa, Gustavo reforça sua dedicação em estar ao lado das causas que representam a identidade e a história das famílias piracicabanas. "Não é só sobre política, é sobre gente, raízes e pertencimento. E eu vou continuar lutando para que a nossa cidade
reconheça e valorize tudo isso", concluiu o vereador.