
08 DE JULHO DE 2025
Informação foi trazida pelo secretário-executivo da pasta em audiência pública realizada nesta terça (8), na Câmara, solicitada pelo vereador Gustavo Pompeo
Audiência aconteceu na tarde desta terça-feira (8), no Plenário "Franscisco Antonio Coelho"
Segundo informações do secretário-executivo de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos, Paulo Sérgio Ferreira da Silva, já foram iniciados estudos para a elaboração de um projeto visando o asfaltamento de cerca de 8 quilômetros da Rua Alberto Coral, conhecida como Estrada do Godinhos.
A informação foi trazida em audiência pública realizada na tarde desta terça-feira (8), no plenário da Câmara Municipal de Piracicaba, solicitada e presidida pelo vereador Gustavo Pompeo (Avante).
De acordo com o secretário-executivo, a elaboração do projeto visando a pavimentação do trecho que sai das proximidades do Mário Dedini e chega até a Agrofap, no bairro Godinhos, já está sendo realizada por empresa contratada pela Prefeitura, com levantamentos topográficos.
Posteriormente, devem ser realizadas sondagens no terreno para saber qual sub-base e pavimentos serão utilizados, estudos voltados à drenagem e instalação de tubulação, bem como de possíveis obras de arte, como pontes e viadutos, a serem construídas.
Após a conclusão dos estudos e elaboração do projeto, de acordo com Paulo Sérgio Ferreira da Silva, deverá ser iniciada a realização de licitação para a execução das obras. As verbas, ainda de acordo com o secretário-executivo, devem ser obtidas junto ao Governo do Estado de São Paulo, no âmbito de programa voltado à recuperação de estradas vicinais.
Além da Estrada do Godinhos, também deve ser realizada a elaboração de projeto a fim de se obter recursos estaduais para o asfaltamento da chamada Estrada do Canal Torto.
“Nós estamos fazendo o projeto, vamos fazer o orçamento e passar para o DER (Departamento de Estradas de Rodagem) para confirmar os orçamentos, e aí o governador vai direcionar essa verba, que será utilizada para esses dois pavimentos. Com base nisso, vamos iniciar o processo licitatório. Posso falar para vocês que foi dada a largada. O processo não é simples. Depois que for feito isso, são de quatro a seis meses para ter o processo licitatório, ter um ganhador e, se não houver impugnação, assinar o contrato para início das obras. Então, já demos o início. Se tudo der certo, com o projeto em mãos e o orçamento, podemos contar de quatro a seis meses para termos um ganhador para iniciar o sistema de pavimentação”, afirmou o secretário-executivo.
Ele, no entanto, reforçou que não há previsão concreta para início e fim das obras, nem em relação aos custos nela envolvidos. Adiantou que, quando do eventual asfaltamento, rotas alternativas serão estudadas a fim de minimizar transtornos para quem transita pela via.
“Não temos previsão de início e fim de obras, pois estamos esperando a conclusão do projeto, do orçamento e, com base no valor, obter o recurso que vem do Governo Estadual. Eu só consigo ter uma previsão de início quando tiver esse recurso já determinado pelo Governo do Estado”, acrescentou.
Histórico - De acordo com o vereador, o asfaltamento da Estrada do Godinhos é uma demanda de cerca de três décadas de moradores do bairro de mesmo nome, e foi tema de diversas indicações e pedidos oficiais de sua autoria feitos junto ao Executivo desde quando ingressou no Legislativo.
Durante a audiência pública, Gustavo Pompeo ainda pontuou que recursos para o asfaltamento da via foram obtidos anos atrás junto ao Governo Estadual, mas disse que as obras não foram realizadas e que os recursos foram devolvidos pelo município.
“Quando eu entrei aqui, eu acreditei que existia um projeto, uma promessa em andamento, mas o que eu encontrei foi só conversa. Nunca houve projeto de asfaltamento no Godinhos. Há vários anos, houve a venda da Caixa Econômica do Estado, e veio uma verba para Piracicaba, uma verba para asfaltar algumas vicinais. Eram 3 ou 4 estradas que teriam pavimentação em Piracicaba. Infelizmente, esse dinheiro não foi usado no Godinhos, esse dinheiro retornou para o Estado e, desde então, a gente acredita na falsa promessa da pavimentação daquele trecho. E nunca ninguém teve a coragem de dizer que aquele projeto não andou. Mentiram para nós, e não há o projeto escrito, desenhado, orçado e a projeção para fazer”, declarou.
Em junho de 2023, segundo o parlamentar, um abaixo-assinado com 486 assinaturas foi entregue à Prefeitura, reforçando o pedido por melhorias na via.
“Quando esse abaixo-assinado percorreu, ele veio falando que não havia previsão no orçamento, dotação orçamentária, e não seria feito. Quando tive essa resposta, fui conversar pessoalmente com o prefeito, expliquei tudo o que aconteceu, e foi retomado, a mando do prefeito, para que a gente fizesse ao menos o projeto para iniciar essa demanda”, disse o vereador.
Diversos moradores do Godinhos também fizeram o uso da palavra para reforçar que a demanda existe há muito tempo, e que a mesma foi objeto de várias promessas feitas ao longo dos anos. Eles destacaram a expectativa de que, desta vez, de fato, o asfaltamento seja realizado.
“Essa nova gestão tomou conhecimento e já tomou alguma atitude. Eu não sabia desse tempo todo de 30 anos, mas eu posso dizer que em 30 anos foi feito menos do que foi feito em seis meses, até agora”, disse o secretário-executivo.
Ele ainda relatou uma conversa entre a Prefeitura e o Governo do Estado, e acrescentou: “O Governador nos chamou, os técnicos da Secretaria de Obras, e pediu para nos dedicarmos a executar um projeto para fazer a Estrada do Godinhos e a do Canal Torto. Com base nisso, nós fizemos um contrato com uma empresa de projetos, que já foi fechado, estou com a ordem de serviços aqui, já está executando, fazendo os estudos e o início dos projetos”.
Avenida Luiz Ralf Benatti - Além do asfaltamento da Estrada do Godinhos, durante a audiência, foi ainda abordada a necessidade de melhorias na Avenida Luiz Ralf Benatti, na região do Mário Dedini, que, segundo Gustavo Pompeo, sofre com a má qualidade asfáltica, falta de sinalização de solo e a necessidade de construção de lombadas e lombofaixas, entre outros problemas.
Ele disse que, desde 2021, mais de 50 pedidos de melhorias no local foram feitos por ele ao Executivo.
Além da demora em respostas, o parlamentar também apontou que a via fora incluída e posteriormente retirada do planejamento de recapeamento asfáltico realizado pelo Executivo, em anos anteriores, e comentou:
“Foi colocado no projeto, licitado, aprovado aqui na Câmara e, na hora de executar, tiraram do cronograma de asfalto. Então, a Secretaria de Trânsito, que era responsável, passou para a Secretaria de Obras um ofício, dizendo: ‘Secretaria de Obras, faça você com asfalto, em vez de ser concreto’. A Secretaria de Obras também estava em licitação, fez a licitação das ruas, que seriam asfaltadas, mas ninguém colocou a Ralf Benatti. E a Ralf Benatti está, desde 2021, sem melhorias de coisas simples, como lombofaixa para os alunos passarem, para as pessoas irem até a farmácia, sem as placas ‘Pare’ pintadas. Agora, na última semana, a Secretaria de Trânsito fez ali uma força-tarefa, mas o mínimo ali para ser colocado”, explicou Gustavo Pompeo.
O parlamentar ainda acrescentou: “Para nós é triste, Paulo, que em quatro anos, o que foi prometido, feito e colocado no papel, simplesmente saiu. Agora, mais uma vez, nós queremos trazer essa demanda para você, para colocar dentro do cronograma de execução ou, pelo menos, fazer as melhorias que são simples, como uma lombofaixa, uma pintura de solo”.
Em resposta, o secretário disse que outros pontos antes previstos para serem recapados com concreto também foram retirados de projetos, em anos anteriores, e pontuou:
“Em relação a lombadas e lombofaixas, nós estamos com um processo licitatório, montamos planilha orçamentária para a execução, que está em déficit, de 250 lombadas e 150 lombofaixas pela cidade. É uma contratação de R$ 15 milhões para fazer. Vai ter a duração de 12 meses. Mas isso não impede que a gente tente encaixar em algum serviço de recape, fazer uma lombada ali, que já está justificado pela Semuttran. Então, vamos trabalhar nesse flanco também. E sobre fazer o recape, vamos ver se conseguimos encaixar em um dos contratos em andamento. Tem também um PAC do Governo Federal que nós estamos pleiteando para fazer recape, pavimentação urbana nova, e tentar encaixar essa avenida”, finalizou Paulo.
A audiência pública desta terça-feira foi transmitida ao vivo pela TV Câmara Piracicaba, e pode ser revista, na íntegra, no vídeo que acompanha esta matéria e na plataforma LegisVideos.