
04 DE SETEMBRO DE 2018
Dirigida por estagiários da TV Câmara, produção relembra data histórica para o país.
Material foi produzido no mês de julho, durante recesso parlamentar
Há 196 anos, próximo ao riacho do Ipiranga, dom Pedro I gritava a frase histórica: "Independência ou morte!", iniciando um dos mais importantes capítulos da história brasileira, naquele 7 de setembro de 1822. Sem dúvida ele estava ciente da importância desse dia para a história do país, só não imaginava que o fato iria virar tema do documentário "Recortes da história brasileira - pré e pós Independência", produzido pela equipe da TV Câmara de Piracicaba e que estreia no canal nesta sexta-feira (7) às 21h.
Não apenas para relembrar este momento histórico, mas também os acontecimentos posteriores ao fato, a produção de 16 minutos contou com as entrevistas do historiador e diretor do Departamento de Documentação e Transparência da Câmara, Fábio Bragança; do historiador do Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, Maurício Beraldo; e do professor de História do Colégio Dom Bosco de Piracicaba, José Demarco.
A direção do documentário ficou por conta da estudante de Jornalismo Isabela Sabéllico e o estudante de Cinema e Audiovisual Murilo Bonini, ambos estagiários da TV Câmara. Isabela captou as entrevistas e Murilo fez a captação de imagens, com auxílio de Emerson Pigosso, repórter cinematográfico da TV Câmara. Toda a produção foi feita em julho, durante o recesso parlamentar.
Para o diretor do Departamento da TV Legislativa, Felipe Marchiori, é muito importante que as TVs legislativas produzam conteúdos que levem informação e cultura e esta, segundo ele, é a "coluna vertebral" da maioria das produções da Casa. "Começamos a primeira parte que é referente ao Sete de Setembro e estamos estudando novos conteúdos", disse.
O público pode esperar novas produções em breve, pois Isabela já adianta que, como o título do documentário utiliza a frase "Recortes da história brasileira", a intenção é continuar produzindo uma série de materiais sobre momentos históricos.
Um diferencial do documentário é ter todas as imagens autorais e várias animações em 2D, criadas por Murilo, técnica nunca utilizada anteriormente pelo canal. "Me arrisquei em produzir coisas diferentes, como é o caso da animação em 2D. Estou satisfeito com o resultado. Superou minhas expectativas", disse Murilo.
É a segunda vez que Isabela tem a oportunidade de produzir um documentário ––o primeiro foi por meio da universidade. "Achei interessante o fato de que, novamente, me vi empolgada com a ideia de escrever um roteiro e elaborar um material autoral. Apesar de o assunto ser conhecido, acredito termos nos esforçado para sair do convencional e indagar questões importantes. Estou feliz com o resultado", afirma Isabela.
O documentário estreia nesta sexta-feira, às 21h, nos canais 60.4 em sinal digital, 8 da Net e 9 da Vivo TV. O especial também poderá ser conferido posteriormente no Facebook e YouTube da Câmara.