PIRACICABA, QUARTA-FEIRA, 24 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

03 DE MAIO DE 2019

Anhumas terá em breve grupo de escoteiro


Milton Scabar, que é presidente do movimento dos escoteiros Trentino Tirolês, de Santana e Santa Olímpia, participou na tarde de hoje (3) do programa Câmara Convida



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Leandro Trajano (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução

Há 25 anos Milton Scabar desenvolve trabalhos com os escoteiros de Santana e Santa Olímpia.

Há 25 anos Milton Scabar desenvolve trabalhos com os escoteiros de Santana e Santa Olímpia.
Foto: Leandro Trajano (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução

O movimento escoteiro foi o tema do programa "Câmara Convida", apresentado pela TV Câmara na tarde desta sexta-feira (3)

O movimento escoteiro foi o tema do programa "Câmara Convida", apresentado pela TV Câmara na tarde desta sexta-feira (3)
Foto: Leandro Trajano Salvar imagem em alta resolução

O movimento escoteiro foi o tema do programa "Câmara Convida", apresentado pela TV Câmara na tarde desta sexta-feira (3)



O distrito de Anhumas – distante cerca de 60 quilômetros do Centro de Piracicaba (SP) – terá em breve a formação de um grupo de escoteiro. A informação partiu do presidente do grupo de escoteiro Trentino Tirolês 436, Milton Scabar, durante entrevista ao programa “Câmara Convida”, apresentado ao vivo no início da tarde desta sexta-feira (3).

Na cidade existem cinco grupos atuantes de escotismo. São eles: São Mário, Tamandaré, Piracicaba 165, Abaeté e Trentino Tirolês, este último localizado em área que abrange os bairros de Santana e Santa Olímpia.

Desde 1994 no grupo de escoteiro, Scabar apaixonou-se pelos ensinamentos a partir do momento em que foi levar seus filhos para conhecer um grupo do município de Tubarão (SC). “O movimento escoteiro começa na Inglaterra, num período pós-guerras coloniais, sendo que o nosso fundador é um ex-general inglês Robert Baden Powel.  Em 1907 a juventude estava meio perdida com a falta de limites, de disciplina, sendo que ele organiza um primeiro acampamento junto com esses jovens, dando surgimento ao movimento escoteiro”, explica Scabar. A base para o movimento pioneiro foram alguns escritos que o militar inglês desenvolveu nos períodos pós-guerra. “São 111 anos que o escotismo existe no mundo, sendo que, em terras brasileiras, desde 1924”.

A idade do escotismo se inicia aos seis anos e meio, na categoria lobinho, e termina aos 21 como pioneiro. Segundo Scabar, o interessado pode ingressar nos movimentos escoteiros a partir dos 10 anos ou com mais de 18 anos. “O ideal seria iniciar com os seis anos e meio de idade, mas isso não é uma regra”, pondera.

CAMPANHA – Os grupos de escoteiros piracicabanos estão com um desafio: incentivar a construção de mil hortas nas residências e escolas. Scabar adianta que os jovens estão engajados em incentivar a população a cultivar “uma hortinha” no fundo do quintal da casa.

Quando o prédio do Ministério da Fazenda, de 24 andares, no Largo do Paissandu, que abrigou a Polícia e a Receita Federal, em São Paulo (SP), desabou no ano passado, após um incêndio de grandes proporções, o movimento escoteiro da Capital Paulista se mobilizou para separar roupas, alimentos e utensílios domésticos. “Depois ele foram fazer uma atividade de lazer com aquelas crianças que perderam tudo, inclusive entes queridos”, relata Milton Scabar sobre a solidariedade do movimento às vítimas do incêndio que culminou no desabamento do edifício.

Os interessados em encaminhar os filhos nos movimentos escoteiros de Piracicaba, basta comparecer às reuniões realizadas aos sábados, das 14h às 17h, pelos grupos: Tamandaré (Parque da Rua do Porto); João Batista (Distrito de Ártemis); Piracicaba 165 (avenida 31 de Março, 2283); Oratório São Mário (avenida Mário Dedini, 1169) e Trentino Tirolês, nos bairros de Santana e Santa Olímpia.

O Câmara Convida é uma produção da TV Câmara de Piracicaba e é apresentado, às sextas feiras, ao meio-dia nos canais 8 da NET, 9 da Vivo Fibra e 60.4 da TV digital aberta, além dos perfis da Câmara de Vereadores no Youtube e Facebook.



Texto:  Marcelo Bandeira - MTB 33.121


Cidadania

Notícias relacionadas