
17 DE ABRIL DE 2019
Promovida por Trevisan, cerimônia lotou o salão nobre da Câmara.
Solenidade foi promovida por Trevisan na noite desta quarta-feira
Os valores da carreira militar e o aprendizado que jovens levam da passagem pelo Tiro de Guerra ganharam destaque nas falas dos homenageados pela Câmara na cerimônia que marcou o Dia do Exército Brasileiro. A data é comemorada anualmente em 19 de abril, mas, a exemplo de Brasília (DF), o Legislativo piracicabano realizou nesta quarta-feira (17) a solenidade, por iniciativa do vereador Laércio Trevisan Jr. (PR).
Um dos homenageados da noite, Edson Diehl Ripoli, general de Divisão e atual chefe de gabinete do ministro de Estado da Defesa, enalteceu a disciplina e a hierarquia como valores militares e reproduziu as palavras do presidente Jair Bolsonaro (PSL) ditas pela manhã, em cerimônia na capital do país, sobre o Exército pertencer "aos 210 milhões de brasileiros".
Ripoli citou o exemplo do Tiro de Guerra de Piracicaba, que, "com um subtenente e um sargento à frente", forma anualmente 100 jovens. "É a prova de que o Exército é para todos os brasileiros", reforçou, observando que a experiência no Tiro de Guerra, embora não passe pelo quartel, possibilita aos atiradores "ter o gostinho de ser do Exército". "A farda é uma outra pele, que, definitivamente incorporada, dificilmente sairá de nossas almas."
O hoje general de Divisão, que deixou Piracicaba aos 14 anos para ingressar na escola preparatória, rememorou os laços que mantém com a cidade. "Sempre busquei representar Piracicaba, falando e fazendo propaganda. Quando o Exército não me quiser mais, vou ser candidato a presidente do XV", revelou Ripoli, torcedor alvinegro e filho de Romeu Italo Ripoli, um dos mais lembrados presidentes da história do clube.
Trevisan, que já foi atirador do Tiro de Guerra, enfatizou o objetivo da cerimônia em "reconhecer e valorizar" o Exército Brasileiro ––"Quando se fala do Exército, fala-se em credibilidade e segurança nacional, principalmente quando o Brasil atravessa crises"––, além da intenção de homenagear pessoas e entidades que dão apoio à instituição e ao Tiro de Guerra.
Subtenente do Exército e chefe de instrução do Tiro de Guerra local, Wolmer Luiz de Oliveira Santos leu a íntegra da ordem do dia do Exército Brasileiro, assinada por seu comandante, o general Edson Leal Pujol, por conta do 19 de abril. O texto reforça que a instituição "tem procurado estar alinhada aos anseios da sociedade, aos valores da nacionalidade e à grandiosidade do futuro da nação".
Além de Ripoli, foram homenageados pela Câmara com diploma de reconhecimento de mérito o delegado da Junta de Serviço Militar de Piracicaba, primeiro-tenente Júlio Moacir da Silva Fagundes; o delegado seccional Américo Sidnei Rissato, representando a Polícia Civil do Estado de São Paulo; o chefe do setor de eventos esportivos Alexandre Franco do Nascimento, da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras; o médico do trabalho e clínico geral Francisco Malosá; o militar da reserva e cirurgião dentista Eduardo Paparotto Filho; Carlos Roberto Forti, da Sapataria Zaz-Traz; Sandra Cristina Baldo Capello, funcionária do Tiro de Guerra desde 1999; Camila Rufini, da Associação dos Pescadores Esportivos do Rio Piracicaba e Afluentes; Roberto Chamma, representando o Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e afins de Piracicaba e região); Paulo Eduardo Carlim, representando a Rádio Educadora; e Jordana Torri Fuzato, representando o Hemonúcleo de Piracicaba.
Trevisan, Ripoli e Wolmer compuseram mesa junto com o oficial de comunicação social da Escola Preparatória de Cadetes do Exército, major Matheus Barboza; o capitão da Polícia Militar Reis; o primeiro sargento e instrutor do Tiro de Guerra João Marcos Oliveira Veiga; o prefeito do campus da Esalq-USP, Roberto Arruda de Souza Lima; o provedor da Santa Casa, João Orlando Pavão; o médico veterinário Roberto de Azevedo Lobão; o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Piracicaba, Reinaldo José Pousa; e Antonio Carlos de Aguiar Ribeiro, representando a Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba). A solenidade, que lotou o salão nobre da Câmara, contou ainda com a apresentação da Banda da Escola Preparatória de Cadetes do Exército.