
25 DE ABRIL DE 2025
Homenagem reconhece os cinco anos de atuação com inclusão de pessoas com deficiência em eventos esportivos
Durante a 21ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba, realizada na noite desta quinta-feira (24), foi realizada a entrega da Moção de Aplausos 16/2025 ao projeto “Pernas Caipiras”, que atua na promoção da inclusão de pessoas com deficiência em eventos esportivos. A homenagem, de autoria do vereador Felipe Gema (Solidariedade), reconhece os cinco anos de atividades da organização no município.
A entrega ocorreu no plenário da Casa e contou com a presença do fundador do projeto, Edmilson Reame e as membras da diretoria Fabiane Favarelli Navega, Nailde Dantas e Lizandra Oliveira.
O vereador destacou o início da relação com o projeto ainda antes do seu mandato, quando conheceu a proposta por meio de uma ação realizada em parceria com a torcida do XV de Piracicaba. “É motivo de orgulho entregar esta moção. Desde o começo, percebi a importância do que vocês estavam iniciando em nossa cidade”, afirmou, ao mencionar o envolvimento com os primeiros eventos e o crescimento do projeto.
Edmilson relatou a trajetória do “Pernas Caipiras” desde sua fundação, em 2019, até a consolidação como organização não governamental. Ele também mencionou conquistas recentes, como a aquisição de uma Kombi adaptada para o transporte dos triciclos utilizados nas corridas. “Nosso sonho é fazer de Piracicaba a cidade mais inclusiva do país”, declarou.
O projeto “Pernas Caipiras” surgiu a partir da experiência do fundador com uma ação de inclusão em Campinas, onde corredores voluntários conduziam pessoas com deficiência em triciclos adaptados. Inspirado pela proposta, Edmilson Reame iniciou uma campanha local para implementar a iniciativa em Piracicaba. Poucas semanas depois, o grupo recebeu os primeiros triciclos por meio de doações, e o primeiro evento foi realizado em fevereiro de 2020.
Desde então, o projeto passou a contar com mais de 150 voluntários, entre corredores e equipe de apoio, 16 triciclos, duas cadeiras de trilha e uma cadeira flutuante. Além de participar de corridas de rua, o grupo atua na promoção da conscientização sobre inclusão social e acessibilidade.