05 DE DEZEMBRO DE 2017
O parlamentar parabeniza este cidadão pela dedicação em tornar mais aprazível parte do canteiro central da avenida Armando de Salles Oliveira, com árvores frutíferas.
Paraná contempla Francisco Voltani em gesto de defesa ambiental
A Câmara de Vereadores de Piracicaba, por intermédio de Aldisa Vieira Marques, o Paraná (PPS) concedeu a moção de aplausos 135/2017 ao cidadão Francisco Rubens Voltani, pelo cuidado e plantio no canteiro central da avenida Armando de Salles Oliveira, em trecho compreendido entre as ruas Prudente de Morais e São José, onde arbustos e árvores frutíferas conferem um toque todo especial como se estivessemos na zona rural, na oferta de sombra e frutos, que dão sustentação à vida, principalmente aos pássaros e pessoas que vivem em situação de rua, podendo encontrar um abrigo para aplacar a dureza da vida.
A entrega da comenda foi realizada no expediente da 71ª reunião ordinária de ontem (4), às 20h00, com a presença de amigos e familiares de Francisco Rubens Voltani, que agradeceu a presença de todos, alem dos vereadores, destacando a sensibilidade de Paraná ao verificar no local, que alguém plantou alguma coisa ali. "Só tenho a agradecer e pedir a Deus que tenham pessoas que saibam valorizar a natureza", disse.
O vereador Paraná apresentou um vídeo demonstrativo do trabalho de Francisco, ao som dos acordes de Toquinho, que evoca o povo a cuidar bem deste país. Paraná também falou do prazer em homenagear uma pessoa que serve de exemplo a muitos cidadãos. Além de reconhecer que as árvores servem de abrigo para pessoas que dormem em baixo e, dos pássaros que se alimentam dos frutos. E, finalizando o vídeo, deu enfoque ao pensamento de Johann Wolfgang Von Goethe ao dizer que "a natureza é o único livro que oferece um contato valioso com todas as suas folhas".
Moção
No texo da moção, o vereador Paraná destaca que Francisco Rubens Voltani é metalúrgico aposentado, morador da rua São José 996, apto 95, nascido em 03/10/1944. É admirador da natureza e principalmente dos pássaros, resolveu (incentivado por uma Sabiá que o acordava todas manhãs com seu lindo canto) plantar árvores frutíferas no canteiro existente na avenida Armando de Salles Oliveira, entre as ruas São José e Prudente de Moraes.
"Como sempre teve o costume de comer uma fruta e plantar sua semente, é incontável o número de árvores frutíferas que já plantou; inclusive na avenida Cruzeiro do Sul", destacou o parlamentar.
A consideração é que mesmo em meio a adversidades, como solo pobre e seco devido à falta de chuvas, Francisco começou em 2011 plantando as primeiras árvores e grama amendoim para acabar com o mato, adubando e regando diariamente, com água que pegava no posto de gasolina, que fica nas proximidades. Apesar de toda dificuldade, continuou ao longo dos anos, adubando, plantando, podando, limpando e regando.
"Esta atitude nos deixa muito contentes e otimistas, por entender que através das atitudes de pessoas como o senhor Francisco, podemos encontrar o equilíbrio natural entre o homem e a natureza, pois quem ama cuida", registrou o parlamentar.