
11 DE ABRIL DE 2025
Moção de aplausos é de autoria do vereador Renan Paes (PL)
Soldado PM Prudêncio, vereador Renan Paes (PL), e Cabo PM Junior, durante entrega de moção de aplausos
Os policiais militares cabo PM Junior e soldado PM Prudêncio, da 5ª Companhia do 10° BPM/I (Batalhão da Polícia Militar), foram homenageados pelo vereador Renan Paes (PL) por auxiliarem uma gestante em trabalho de parto na Vila Industrial. A moção de aplausos 59/2025 foi entregue durante a 19ª reunião ordinária, realizada nesta quinta-feira (11).
Segundo a propositura, os policiais atenderam a um chamado de socorro e, ao chegarem ao local, encontraram a gestante em estágio avançado de parto. Diante da impossibilidade de um transporte seguro até o hospital, a equipe agiu rapidamente, adotando medidas emergenciais. Após cerca de 20 minutos, a criança nasceu. Os policiais então realizaram os procedimentos essenciais para garantir a estabilidade da mãe e do bebê até a chegada do Corpo de Bombeiros.
Renan pais afirmou que o policial militar tem a obrigação constitucional de fazer o patrulhamento ostensivo. "Nessa ação (parto), exige uma habilidade a mais, um esforço e coragem a mais para realizar tal procedimento. Se fosse um PM comum, que está ali para fazer o mínimo, ele aguardaria o socorro, mas não, eles fizeram mais do que sua obrigação, por isso são dignos da homenagem por terem salvado uma vida", afirmou.
O cabo PM Júnior disse que se emocionou durante a ocorrência. "Foi gratificante. Em 15 anos de polícia, foi a primeira vez em que auxilei num parto. Agradeço a todos", disse.
Já o soldado PM Prudêncio disse que nunca imaginou estar numa situação como este. "Foi muito gratificante, prestar esse apoio à mãe, que teve força de vontade. O trabalho foi dela, a gente só auxiliou", finalizou.