
22 DE ABRIL DE 2025
Voluntários e entidades foram homenageados em solenidade que destacou as 40 edições da maior festa solidária de Piracicaba
Solenidade celebrou as 40 edições da Festa das Nações de Piracicaba
A dedicação de voluntários, entidades, poder público, patrocinadores e do público em geral ao longo das 40 edições da Festa das Nações de Piracicaba foi lembrada durante a reunião solene promovida pela Câmara, na última quarta-feira (16), por iniciativa dos vereadores Fábio Silva (Republicanos) e Gustavo Pompeo (Avante), em atendimento ao requerimento nº 177/2025.
Foram homenageados, na solenidade, a ex-primeira-dama do município, Rosa Maria Bologna Maluf, que instituiu a Festa das Nações, em 1984; a atual primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Valkiria Callovi, o representante das entidades, João Quartucci; a representante das voluntárias, Helena Renata Granato Turco e o representante dos voluntários, João Humberto Toledo Ricci.
Ao presidir a solenidade, o vereador Fábio Silva destacou o legado deixado pela ex-primeira-dama, Rosa Maluf, ao instituir a Festa das Nações. “Cabe à Câmara reconhecer as pessoas responsáveis por eventos significativos da cidade. Que esta homenagem seja não apenas um reconhecimento, mas um estímulo para a continuidade”, afirmou o parlamentar. “A solidariedade constrói uma sociedade mais justa e acolhedora”.
O vereador Gustavo Pompeo lembrou a coragem que é necessária para iniciar uma ideia, como ocorreu com Rosa Maluf, em 1984. “E quando a ideia é boa, ela se perpetua”, colocou. “Reconhecemos a Festa das Nações não só pela festa, mas pelo que ela simboliza, o sentimento de pertencimento. Cada voluntário está lá por pertencer a uma causa, a um propósito e é isso o que move a festa”.
O vereador Pedro Kawai (PSDB) também integrou a mesa de honra da solenidade e lembrou que a Festa das Nações faz parte de sua vida. “É a festa que motiva o voluntariado na cidade, que movimenta as entidades para que consigam tocar o trabalho que o poder público não consegue atender. Se não tiver essa parceria, com certeza nossas crianças, idosos, pessoas em vulnerabilidade sofrerão”, salientou.
Também presente na mesa de honra, o deputado estadual Alex Madureira (PL) disse que a Festa das Nações se tornou um símbolo de Piracicaba, para toda a região e Estado. “A festa tem uma grande função, de ser mantenedora de entidades importantes da cidade, que dependem da festa para tocar o ano todo de trabalho”, pontuou.
O secretário executivo de Cidadania e Parcerias de Piracicaba, Adriano Camargo, também salientou a necessidade dos recursos arrecadados com a festa para a manutenção das entidades. E o representante da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) e da Societá Italiana, Palmiro Romani, destacou a importância do voluntariado para que o evento aconteça.
Moção de aplausos – Durante a sessão solene, o presidente da Fenapi, Fábio do Amaral Sanches, recebeu a moção de aplausos nº 38/2025, de autoria dos vereadores Fábio Silva e Gustavo Pompeo. Em nome dos homenageados, ele pontuou a movimentação econômica que a Festa das Nações gera para vários segmentos da cidade. Ele disse que, para as entidades, a festa rendeu, no ano passado, cerca de R$ 2,5 milhões. “A Festa das Nações não é apenas um evento cultural ou beneficente, é de multifacetas, tem contribuição geral para a cidade”, afirmou. “Devemos esse agradecimento a todas as pessoas que fizeram história até aqui. Recebemos pronto e nossa missão é dar continuidade”.
A ex-primeira-dama, Rosa Maluf, dedicou a homenagem a todos os que colaboraram desde o surgimento da festa. “Quando começamos, tive a sorte de estar rodeada por pessoas que abraçaram a causa. Uma coisa boa a gente faz quando tem muita gente boa do lado da gente”, afirmou. Para a atual primeira-dama, Valkiria Callovi, a duração da festa, por 40 edições, provou a importância do evento. “A festa é um exemplo de solidariedade, amor ao próximo e voluntariado”, avaliou.
A solenidade ainda contou com a presença das rainhas da Festa das Nações:
Giulia Felicio - Africa do Sul - Casa do Hip Hop
Beatriz Brito - Alemanha - Lions Clube Independência
Sabrina Guimarães - Áustria - Escola Passo a Passo
Mariele Brito – Brasil - Associação de Pais e Amigos de Surdos e Espaço Pipa
Mayara Nascimento – República do Congo - Cantinho da Vovó Sônia
Gisele Rosolen - Coréia do Sul - Crami
Nicolle Alcarde - Espanha - Associação Presbiteriana de Filantropia de Piracicaba
Laura Strop - EUA - Associação Atlética Educando pelo Esporte
Manoela Pozar - Holanda - Centro de Reabilitação de Piracicaba
Duda Visnardi - Itália - Casa do Bom Menino
Giovanna Takara - Japão - Fundação Jaime Pereira (Funjape)
Lívia Sanábio - México - Grupo Escoteiros São Mário 144
Regina Aguiar - Moçambique - LBV
Thaís Toledo Piza Silva - Nações Árabes - Centro Social de Assistência e Cultura da Paróquia São José
Roberta Luiza – Portugal - Pasca (Promoção da Autonomia do Ser Criança e Adolescente)
Ana Mota - Reino Unido - Associação Formar de Assistência Social e Aprendizagem Profissional
Luana Saipp - Suíça - Escola de Mães Professora Branca Motta de Toledo Sachs
As homenagens foram abrilhantadas pela apresentação da Orquestra de Cordas Juvenil da Academia Jovens Músicos, regida pelo maestro Anderson, com o Concerto Brandemburgo nº 3, 3º movimento de Johann Sebastian Bach.
Confira, no vídeo, a íntegra da solenidade em homenagem às 40 edições da Festa das Nações de Piracicaba.