
15 DE ABRIL DE 2025
Equipe conquistou o primeiro lugar no Campeonato Pan-Americano e na Copa Internacional de Rafting
Moção de aplausos foi entregue durante a 20ª Reunião Ordinária
A equipe de paratletas da Ascapi (Associação de Canoagem de Piracicaba) foi contemplada com a moção nº 224/2024, de autoria da vereadora Sílvia Morales (PV), do Mandato Coletivo A Cidade é Sua, de aplausos pela conquista do primeiro lugar no Campeonato Pan-Americano e na Copa Internacional de Rafting, realizados em novembro de 2024, no Chile. A moção foi entregue durante a 20ª Reunião Ordinária, nesta segunda-feira (14).
A equipe é formada por Francisco Kess (Kiko), Rafael Iori, Paulo Righeto Scantimburgo (Paulinho), Thiago Diniz (Chicão) e Ariel Ton. O atleta Kiko também foi agraciado com o título de atleta destaque da competição. Os treinos ocorreram na lagoa da área de lazer da Rua do Porto e no Rio Jacaré Pepira, em Brotas.
“Sem patrocínio, os integrantes se mobilizaram para criar meios de conseguirem aporte financeiro para custear a participação no evento”, destaca o texto da moção. De acordo com a parlamentar, o título no Pan-Americano é um marco para o pararafting brasileiro e mundial e inspira uma nova geração de atletas a desafiar limites.
Durante a solenidade de entrega, Sílvia Morales lembrou que a equipe também acaba de vencer o Campeonato Brasileiro, realizado no Rio de Janeiro. “Piracicaba é um celeiro de atletas e temos que valorizar. Através desta moção, a cidade reconhece esse trabalho, essa conquista”, afirmou.
Kiko explicou que, nesse campeonato, a equipe também conquistou a classificação para o Campeonato Mundial, que será realizado em Bariloche, na Argentina. Lembrou que a equipe continua em busca de patrocínio para incentivar essa história inédita de vitória do esporte na cidade.
Ariel Ton contou um pouco de sua experiência pessoal no ciclismo até ter a mobilidade das pernas afetadas pela esclerose múltipla. “Peço para todos olharem para o esporte com atenção porque o esporte tem o poder de salvar vidas”, afirmou. “Fiquei arrasado, mas um dia eu acordei, agradeci pelos meus braços e vamos lá. Recebi o convite para ser membro desta equipe. Foi esse esporte que me deu a vontade de viver”.
Confira, no vídeo, como foi a entrega da homenagem.