
08 DE FEVEREIRO DE 2019
Equipe coordenada pelo juiz titular Ettore Geraldo Avolio foi homenageada com moção de aplausos entregue por Trevisan nesta quinta-feira.
Moção de aplausos foi entregue por Trevisan na reunião ordinária desta quinta-feira
O papel do Jecrim (Juizado Especial Criminal) de Piracicaba na doação, a entidades de interesse social, de verbas provenientes do cumprimento pecuniário de penas alternativas em transações penais de crimes de menor potencial, fixado em conciliação judicial, foi reconhecido pela Câmara nesta quinta-feira (7).
A equipe coordenada pelo juiz titular Ettore Geraldo Avolio recebeu do vereador Laercio Trevisan Jr. (PR) a moção de aplausos 182/2018, durante a 2ª reunião ordinária do ano. O parlamentar citou algumas das instituições beneficiadas com os recursos doados e destacou o alcance da iniciativa.
"Sabemos que o Poder Público deixa muito a desejar na questão de entidades sociais e assistenciais em Piracicaba. O Jecrim visa a um acordo em pequenos delitos e o dinheiro arrecadado vai para as entidades."
Ettore chamou a atenção para o fato de os repasses serem feitos sem alarde. "Nosso trabalho é silencioso. Já fizemos uma distribuição de mais de R$ 3,5 milhões a várias entidades beneficiadas. Nossa disposição é justamente contribuir para a cidade; o Poder Judiciário não é afastado da sociedade, não é distante dela", disse, acrescentando que a equipe que coordena o "orgulha muito".
O juiz também comentou outro efeito positivo das conciliações judiciais. "O réu condenado, aquele que não precisa ficar preso, tem sua pena convertida em pecúnia e acaba se reintegrando ou se mantendo integrado na sociedade. Contribui para retirar da sociedade aquelas tensões que podem se transformar em problemas sérios."