09 DE OUTUBRO DE 2023
Texto apresentado em urgência foi aprovado por 14 parlamentares, na 57ª Reunião Ordinária
Parlamentares aprovaram todas as proposituras da Pauta da Ordem do Dia
A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou na 57ª Reunião Ordinária a moção 193/2023, de repúdio aos ataques terroristas cometidos pelo Hamas contra o Estado de Israel. Também nesta segunda-feira (9) foi votado em urgência o requerimento 916/2023, para a realização de audiência pública sobre os atendimentos a pacientes com anemia falciforme na rede de saúde pública. Além destas proposituras, os parlamentares deliberaram favoravelmente a todos os itens da Pauta da Ordem do Dia.
Votada por unanimidade pelos 14 parlamentares presentes no plenário, a moção 193/2023 foi apresentada pelo vereador Fabrício Polezi (Patriota). O texto será encaminhado ao Senado e à Câmara dos Deputados, ao Ministério de Relações Exteriores, às embaixadas da Palestina e de Israel e ao presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva.
Na propositura, Polezi apresenta um histórico do Hamas (Movimento de Resistência Islâmico) e diz que “esses grupos terroristas utilizam diversas táticas covardes para espalhar o terror, inclusive, se escondem atrás de inocentes utilizando infraestrutura civil para guardar armas”.
Antes da votação da moção de repúdio, além do próprio autor, comentaram sobre os episódios recentes em Israel os vereadores Rerlison Rezende (PSDB), Paulo Campos (Podemos), Edilson Madureira (União Brasil), Pedro Kawai (PSDB), Gustavo Pompeo (Avante) e Cássio Luiz Barbosa (PL), o Cássio Fala Pira.
Já o requerimento 916/2023 é de autoria do vereador Paulo Campos (Podemos) e prevê a realização da audiência pública no dia 22 de novembro de 2023, às 19h, no Plenário Francisco Antonio Coelho, sendo convocados o secretário de Saúde, Douglas Koga, a enfermeira Simone Fuzatto, o médico Antonio Ananias Filho, o auxiliar de enfermagem Vanderlei Bastos, além de terem sido convidados representantes de órgãos ligados à área.
Ainda em caráter de urgência, foi aprovado o requerimento 910/2023, do vereador Gustavo Pompeo (Avante), com pedidos de informações ao Executivo sobre as blitz e a apreensão de veículos irregulares no município.
Da Pauta da Ordem do Dia, o plenário aprovou 12 moções de aplausos, uma moção de apoio e 20 requerimentos, em discussão única; cinco projetos de lei em segunda discussão – dos quais quatro são denominações de espaços públicos e um (110/2023) sobre uso de material publicitário para combate ao bullying infantil e à pedofilia nos veículos de transporte escolar, proposto pelo vereador Paulo Henrique (Republicanos). Em primeira discussão houve um projeto de lei de denominação.
PEDOFILIA – Por 10 minutos, os trabalhos foram suspensos para que o delegado Rodrigo Perin abordasse o tema pedofilia. Ele é chefe da Delegacia da Polícia Federal em Piracicaba.
O vereador Anilton Rissato (Patriota) concedeu a moção de aplausos 110/2023 à professora e coordenadora Gislaine Moraes Dias, pela arrecadação de agasalhos no ano de 2023 na Etec Dep. Ary de Camargo Pedroso.
Na tribuna popular, o tema em evidência foi a periculosidade aplicada aos agentes da autoridade de trânsito, pelo sindicalista José Osmir Bertazzoni.