
31 DE MARÇO DE 2025
Propositura pautada em regime de urgência foi aprovada durante a 16ª Reunião Ordinária, nesta segunda-feira, junto com outras 24 matérias
Visão geral do plenário da Câmara na noite desta segunda-feira
Requerimento de urgência aprovado pela Câmara Municipal de Piracicaba, em reunião ordinária realizada na noite desta segunda-feira (31), questiona a conduta do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) em negar o envio de uma equipe para socorrer uma professora que veio a ter um aneurisma confirmado.
O caso aconteceu na última sexta-feira (28), na Escola Municipal "Professor Alceu Marozi Righetto", localizada no bairro Glebas Califórnia, e levou o vereador Cássio Luiz Barbosa (PL), o Cássio Fala Pira, a cobrar respostas do Executivo sobre os motivos por trás da negativa do Samu para o atendimento.
A professora havia relatado a colegas sentir subitamente "uma intensa dor de cabeça, acompanhada de formigamento no lado esquerdo do corpo, percorrendo da cabeça até o peito, além de dificuldade para respirar e tremores". A diretora da unidade, ao ligar para o Samu, teve como respostas de que não havia disponibilidade de viatura no momento e de que o quadro não justificava o envio de atendimento emergencial.
Diante da negativa, a professora acabou levada por uma colega ao Hospital Unimed, onde teve o diagnóstico de aneurisma e foi internada na UTI (unidade de terapia intensiva). O caso motivou Cássio Fala Pira e outros cinco vereadores a se manifestarem na tribuna, durante a 16ª Reunião Ordinária, para cobrar explicações do Samu.
Com um total de 26 matérias em deliberação na pauta da Ordem do Dia, foram aprovados durante a sessão outros 13 requerimentos, junto com nove moções, um projeto de lei e o projeto de decreto legislativo 7/2025, de autoria de Gustavo Pompeo (Avante), que institui na Câmara o Fórum Permanente de Saúde Integral e Bem-Estar Social.
O projeto de lei 20/2025, que prevê proibir a atividade de flanelinhas nas vias e logradouros públicos de Piracicaba, teve sua votação adiada por três sessões, a pedido do autor, Renan Paes (PL).
Durante o Primeiro Expediente da sessão, Rafael Boer (PRTB) entregou a moção de aplausos 27/2025 à empresa Zyone Cosméticos pelos cinco anos de fundação. E, na Tribuna Popular, a campanha salarial dos servidores públicos municipais foi tema das falas dos dois oradores da noite, Antonio Carlos Lopes Gonçalves e José Osmir Bertazzoni.