PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 29 DE ABRIL DE 2025
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

14 DE DEZEMBRO DE 2010

Madre Celina será lembrada por 60 anos de vida religiosa


Os 60 anos de vida religiosa de madre Celina, celebrados em 2011, serão lembrados pela Câmara com a entrega de moção de aplausos de autoria da vereadora Márcia Pach (...)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Comunicação Salvar imagem em alta resolução


Os 60 anos de vida religiosa de madre Celina, a serem celebrados em 9 de janeiro de 2011, serão lembrados pela Câmara com a moção de aplausos 162/2010, de autoria da vereadora Márcia Pacheco (PSDB) e aprovada durante sessão ordinária na noite desta segunda-feira (13). A homenageada, que emitiu voto religioso em 1951, é desde 1979 abadessa (superiora) do Mosteiro da Imaculada Conceição, na Vila Rezende. Ela assumiu a função após a morte da madre Maria Helena do Espírito Santo.

Madre Celina nasceu em São Paulo, em 13 de fevereiro de 1926, com o nome de Maria da Conceição de Souza. Dos 10 filhos da família Souza, Celina e uma irmã, que se tornou freira da Congregação Salesiana, partiram para a vida religiosa. A futura madre ingressaria no Mosteiro da Luz, em São Paulo, em 1949, com apenas 23 anos. A certeza da opção permanece até hoje. "Nunca me arrependi da escolha que fiz", diz a religiosa, atualmente com 84 anos e caminhando com a ajuda de um andador ortopédico.

Celina fez parte do grupo das cinco irmãs pioneiras que, atendendo ao apelo de dom Ernesto de Paula, vieram do Mosteiro da Luz para fundar o Mosteiro de Piracicaba em 15 de agosto de 1956. As outras quatro religiosas que compunham a equipe naquela ocasião foram as madres Maria Helena do Espírito Santo e Oliva de Jesus e as irmãs Maria Cecília do Menino Jesus e Maria Antonia de Santana Galvão.

Já em Piracicaba, Celina foi vigária e mestra de noviças e lutou ao lado da madre Maria Helena para que o mosteiro fosse erguido em terreno próprio, o que ocorreria na administração do prefeito Francisco Salgot Castillon (1960-1962), que cedeu o terreno da Avenida Armando Cesari Dedini para a construção do Mosteiro da Imaculada Conceição.

Além de dedicar sua vida à oração, à comunidade e à confecção de trabalhos domésticos e manuais, madre Celina realiza várias obras de caridade na cidade, como a distribuição de cestas no Natal. E, em parceria com os missionários xaverianos e com a colaboração de voluntários, lutou por melhorias para o bairro Novo Horizonte e pela construção da escolinha Menino Jesus e do Centro Comunitário Santa Beatriz.

 

TEXTO: Ricardo Vasques / MTB 49.918



Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918


Homenagem Márcia Pacheco

Notícias relacionadas