PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

26 DE OUTUBRO DE 2005

Longatto mantém esforços para instalar PFS na região do IAA


O vereador José Aparecido Longatto (PSDB) se reunirá na tarde de hoje (26/10), às 14h00 com o prefeito municipal Barjas Negri (PSDB) para discutir os problemas que (...)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Comunicação Salvar imagem em alta resolução


O vereador José Aparecido Longatto (PSDB) se reunirá na tarde de hoje (26/10), às 14h00 com o prefeito municipal Barjas Negri (PSDB) para discutir os problemas que estão retardando a implantação do Programa de Saúde da Família - PSF na região do bairro IAA , em Santa Terezinha. O temor é que moradores de locais de risco e, em áreas verdes sejam penalizadas pela falta de atendimento médico.

A verificação é que devido à falta de um local específico as mais de 800 famílias da região do bairro IAA estão sendo penalizadas pela carência de serviços básicos de saúde. Também se observa que diversos imóveis e até as dependências de escolas e igrejas vem sendo cogitadas para receber as instalações do PSF.

Para verificar os problemas na implantação efetiva do PSF no bairro o vereador José Aparecido Longatto se reuniu na manhã de hoje (26/10), às 9h00 com integrantes do PSF e representantes da comunidade local. A reunião aconteceu nas dependências da Escola Municipal de Educação Infantil, João Otávio de Melo Ferraciu e, contou com a participação da Diretora Cibele Marin Verdi; a coordenadora do PSF, Tatiana do Prado Lima Bossini e da médica da família, Luciana Furlan. Além de professores e integrantes de comunidades de bairros da região do IAA.

Na reunião, o vereador Longatto considerou sua história de luta em prol de assegurar melhores condições de saúde para os moradores da região de Santa Terezinha. Lembrou da época em que foi presidente da Associação de Pais e Mestres - APM; e também quando assumiu a presidência do Centro Comunitário, até assumir uma cadeira no Legislativo para continuar sua luta.

Longatto também destacou os governos de Mendes Thame e Humberto de Campos, além de considerar a passagem de Barjas Negri como Ministro da Saúde para mostrar que a implantação dos PSFs deveriam ser uma realidade em toda cidade, uma vez que havia recursos para mais de 40 postos em Piracicaba.

Já a coordenadora do PSF, a enfermeira Tatiana do Prado informou sobre as dificuldades do dia-a-dia para concluir a fase de cadastramento dos moradores da região do IAA, onde a expectativa é atender mais de 800 famílias. Também considerou os atendimentos domiciliares que a equipe já vem contemplando a população.

A verificação é que hoje, além do credenciamento as pessoas estão sendo atendidas precariamente nas próprias residências. Também se observa que creches, salão paroquial de igrejas e outros locais inadequados já foram cogitados para abrigar as instalações do PSF. Segundo o vereador Longatto, o secretário municipal de Saúde, Fernando Cardenas já tem conhecimento do problema.

Texto e Foto: Martim Ferreira MTB 21.939


Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939


Legislativo José Longatto

Notícias relacionadas