23 DE ABRIL DE 2024
Homenagens foram aprovadas durante a 22ª Reunião Ordinária.
Votação durante 22ª Reunião Ordinária
Foram aprovados durante a 22ª Reunião Ordinária cinco requerimentos de voto de congratulações, sendo o 474/2024 em regime de urgência, a Guarda Civil Metropolitana de Piracicaba, pelos 121 Anos da Corporação autoria do vereador Paulo Campos (Podemos), a Guarda Civil.
Atualmente, a GCM tem um efetivo de 362 guardas, sendo 61 mulheres, com grupamentos Ciclístico, Canil, Setor de Direito Animal, setor de Trânsito, os pelotões Ambiental e Escolar, as patrulhas Rural e Maria da Penha, a Central de Operações (COP) e Central de Monitoramento Eletrônico (Cemel), além da Corregedoria, Ouvidoria, as viaturas de área, a Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) e Ronda Ostensiva Motorizada (ROMO).
Sob o comando de Sidney Miguel da Silva Nunes, a GCM tem procurado aprimorar a gestão da segurança pública municipal, entre as mudanças está a implantação da ferramenta Sincad, software de gestão da Guarda, implantado em 2023 integrando todos os dados da corporação de forma digital, como registros de ocorrências, permitindo a produção de relatórios estatísticos com diferentes filtros e facilitando o planejamento de ações de segurança pública.
O sistema também permitiu o lançamento de aplicativos, como o botão de emergência S.O.S Mulher Piracicaba, que permite às mulheres com medidas protetivas acionarem a Guarda imediatamente em casos de risco.
Em sua declaração de voto, Paulo Campo, lembrou que a Comissão de Finanças assumiu compromisso de exarar parecer contrário ao Estatuto da Guarda e comentou que foi encaminhado ao Executivo um requerimento e a resposta não atende a necessidade da corporação.
“ Se depender da comissão de finanças, esse estatuto não será aprovado por esta Casa, ele trará um malefício muito grande a Guarda que desenvolve um trabalho maravilhoso no combate à criminalidade”, comentou Paulo Campos.
O presidente da Câmara Municipal de Piracicaba, vereador Wagner de Oliveira (PSD), o Wagnão assumi compromisso de não colocar em votação até chegar a um consenso.
Já Trevisan Jr, falou da importância da corporação para segurança pública, que em eu ponto de vista está sendo está sucateada pela atual. Ele citou o fato da entidade estar com 64 guardas a menos. “Como a situação chegou a esse ponto, que política de segurança é essa do sr. Prefeito, que nem sequer um estatuto consegue fazer a contento da corporação”, questionou.
Também foram aprovados os requerimentos de voto de congratulações 437/2024 de autoria da vereadora Raí de Almeida (PT), ao Centro de Apoio e Solidariedade à Vida, a ONG CASVI, pelos seus 32 anos de promoção dos Direitos Humanos através da educação, saúde, cultura, desenvolvimento social, garantia de direitos e redução das vulnerabilidades sociais.
O 455/2024 de autoria do vereador Laércio Trevisan Júnior (PL), ao Projeto Social “Esplanada Fight Team” pelos relevantes serviços voluntários prestados na área das artes marciais na cidade de Piracicaba, o 465/2024, de autoria de Thiago Ribeiro (PRD), ao “Dog Jaú”, pelos 37 anos de atividades e o 467/2024, do vereador Gilmar Rotta (PDT), ao Grupo de samba “Hoje Tem Sambaí” pelos 20 anos de formação e trabalho cultural.