PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

14 DE MARÇO DE 2008

João Manoel participa de solenidade da primeira turma da Unipalmares


O presidente da Câmara de Vereadores Piracicaba, João Manoel dos Santos (PTB) esteve em São Paulo, na noite de ontem (13), nas dependências do Ginásio do Ibirapuera (...)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Comunicação (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Comunicação (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Comunicação Salvar imagem em alta resolução


O presidente da Câmara de Vereadores Piracicaba, João Manoel dos Santos (PTB) esteve em São Paulo, na noite de ontem (13), nas dependências do Ginásio do Ibirapuera, às 20h00 para acompanhar a cerimônia de colação de grau da primeira turma de 126 alunos, do curso de Administração, da Universidade da Cidadania Zumbi dos Palmares (Unipalmares), em solenidade que contou com a presença de várias autoridades, como a de seis Ministros de Estado e artistas de renome como Martinho da Vila, Sandra de Sá e o ator Milton Gonçalves, incluindo o presidente Luís Inácio Lula da Silva como patrono, que destacou a importância dos meios de comunicação parar de vincular os negros à criminalidade.

O ex-governador paulista, Geraldo Alckmim e a ex-ministra e secretária de Ação Social do Rio de Janeiro, Benedita da Silva foram os patronos da turma.  Também receberam homenagens especiais o Professor David Uip; o presidente do Grêmio Recreativo Escola de Samba Vai Vai, Edimar Tobias da Silva, Professor Jarbas Vargas Nascimento, Professor João Carlos Di Genio, o ex-presidente José Sarney e o ex-ministro da Educação, Paulo Renato Souza.

O ex-governador do Estado de São Paulo Geraldo Alckimin, em seu discurso, disse que o exemplo da Unipalmares é um sonho que faz virar realidade, sendo um farol para o mundo todo. A ex-ministra, Benedita da Silva também considerou a importância de reaver questões hitóricas que envolvem a questão negra no Brasil, principalmente no tocante à educação, onde o universo de jovem negro na Universidade representa apenas 2%.

A Sociedade Brasileira de Heráldica e Humanística, instituição sem fins lucrativos, hoje presidida pelo Comendador Grão-Colar Dom Galdino Cuchiaro, durante a solenidade, contemplou novos laureados, o que incluiu condecoração ao ex-reitor da Unimp, Prof. Almir de Souza Maia.

O novo Ministro Edson Santos (Igualdade Racial), que substituiu Matilde Ribeiro, enfatizou o caráter histórico da escravidão negra no Brasil para  mostrar a necessidade de uma reforma agrária e reparações que possam contemplar as carências sociais a que a população negra ainda padece.

Já o Ministro da Educação, Fernando Haddad falou do aumento de número de vagas nas escolas e, finalizou suas considerações dizendo que durante a sua permanência nos bancos escolares, nunca encontrou negros como alunos.

O governador do Estado de São Paulo, José Serra (PSDB) anunciou todo o apoio à iniciativa da Unipalmares. E, sugeriu que a Instituição crie um curso de Administração Pública, visto a falta que faz para a Prefeitura e ao Governo do Estado. O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, também discursou na solenidade. 

O presidente Lula informou que trabalhou a semana inteira para um discurso para a ocasião. E, pediu licença aos pais e formandos para contar dois casos, como o de milhões no País, que ao terminar o ensino fundamental encontram dificuldades para continuar nos estudos. No relato, Lula mostrou a dificuldade de duas famílias que não mediram esforços, tendo até que passar fome, para no fim garantir a continuidade do sonho de seus filhos, ao vencerem pelos estudos.

O presidente Lula também disse que é preciso parar de vincular os negros à criminalidade. "Quando mostra negro na televisão, normalmente, é sendo preso pela polícia. Agora, espero que mostrem a cara desses jovens formandos, que contem a história dos pais para formarem essas crianças que a gente vai poder passar a idéia para a sociedade de que o mundo não é apenas da criminalidade que aparece na televisão. Existem outras coisas que o negro faz, que o pobre faz e que, muitas vezes, não tem espaço necessário", afirmou.

Para Lula, os alunos da Unipalmares mostram que os negros estão nos bancos das universidades e exercendo profissões, como medicina, o que não se via em décadas passadas. "Eu lembro do esforço que fiz para encontrar um negro para levar para a Suprema Corte deste País", comentou referindo-se ao Ministro Joaquim Barbosa. A Unipalmares é a única universidade do País em que 87% dos alunos são negros auto-declarados.

"Não queremos cota. Não queremos dividir universidade de negro e universidade de branco. O que precisamos é construir um país em que todos, sem distinção de cor ou de origem  social, tenham a mesma oportunidade de sentar nos bancos das universidades. Quando isso acontecer, não haverá disputa de cota", completou Lula, na condição de patrono da turma.

O Reitor da Unipalmares, José Vicente, encerrou a solenidade da noite evocando um grito a Zumbi. Também discorreu sobre as dificuldades iniciais para concretizar um sonho que hoje torna-se realidade ao vencer barreiras como a desconfiança da Polícia quando passava na frente da Instituição. Vicente agradeu os colaboradores, funcionários e demais idealistas que somaram forças em tornar o projeto viável.  

O professor Almir de Souza Maia, ex-reitor da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) foi homenageado durante a formatura.

Maia foi destacado pelos organizadores como um dos pioneiros no apoio à universidade, que formou a turma do curso de administração em que 87% dos alunos são afrodescentes declarados. “Conheci José Vicente, presidente da Afrobras, ONG criada há dez anos, em 1999, e logo o convidei para visitar a Unimep e dar apoio à luta da inclusão”, lembrou Maia, ao conversar com o vereador João Manoel no final da solenidade.

Almir Maia também ressaltou que o propósito da Afrobras é de batalhar para ampliar o acesso de afrodescentes à universidade, sendo que a Instituição encontrou eco desde cedo junto à filosofia da Igreja Metodista. “Desde aquela época criamos um protocolo de colaboração entre as duas entidades e lembrei que a Unimep sempre colaborou com o Movimento Negro em Piracicaba”, destacou.

Segundo o ex-reitor, o momento da formatura da primeira turma é visto com muita emoção, pelo significado social que representa. “É bonito ver esse sonho começar a ser realizado, mas não fica só nisso, porque a Unipalmares já tem mais quatro cursos funcionando”, disse o ex-reitor, que esteve na solenidade acompanhado de sua esposa.


FOTOS E TEXTO: MARTIM VIEIRA MTB 21.939



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939


Legislativo João Manoel

Notícias relacionadas