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24 DE NOVEMBRO DE 2014

Ipplap retira Cruzeiro do Sul e Suiça de corredores comerciais


Decisão ocorreu durante a audiência pública na tarde desta segunda-feira (24), onde foi discutido o projeto de lei complementar 30/2014



EM PIRACICABA (SP)  

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A Prefeitura Municipal decidiu retirar as avenidas Cruzeiro do Sul, no bairro Nova Piracicaba, e Suíça, no bairro Cidade Jardim, dos lugares onde serão criados novos corredores comerciais na cidade. O diretor-presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento (Ipplap), Lauro Pinotti, também se comprometeu em discutir a formação destes espaços nas avenidas dos Concepcionistas, João Flávio Ferro e Antonio Elias, todas no bairro Santa Rita. 

A decisão ocorreu após a audiência pública nesta segunda-feira (24), convocada pelo vereador José Luiz Ribeiro (SD), onde foi discutido o projeto de lei complementar 30/2014, que cria novas áreas voltadas a estabelecimentos comerciais. Após quase 3 horas de debate, entre representantes do secretariado municipal, vereadores da base e oposicionistas e população, que lotou a galeria do plenário Francisco Antonio Coelho, ficou decidido a retirada dos locais. 

Na apresentação do PLC 30/2012, Lauro Pinotti demonstrou a linha teórica voltada à criação de microcentralidades, com o objetivo de criar maior adensamento populacional. “Temos, no Centro da cidade, concentração baixa de habitantes, tendência criada por um município que, ao longo de décadas, cresceu expandindo o perímetro urbano, agora precisamos criar condições para que o morador do bairro utilize os equipamentos que estão próximos a ele”, explicou. 

Desta forma, acrescenta o diretor-presidente do Ipplap, a criação de novos corredores comerciais busca adaptar áreas residenciais que foram se transformando para também serem espaços para construção de estabelecimentos comerciais. “Foi por isso que propomos estas mudanças, porque acreditamos que é preciso estimular estes espaços que, naturalmente, demonstraram uma vocação para um zoneamento comercial”, defendeu Pinotti. 

No entanto, moradores na região da avenida Cruzeiro do Sul e no entorno da avenida Suiça, além do condomínio Santa Rita, lotaram a galeria do plenário para repudiar iniciativa da Prefeitura Municipal, destacando que, nestes locais, não há vocação para estabelecimentos comerciais. “Primeiramente, os vereadores e secretários precisam ir na Cruzeiro do Sul, porque, se forem, verão que não é para comércio”, disse Edilson Pereira, morador do bairro Nova Piracicaba. 

Evelin Blumer, presidente da organização SOS Nova Piracicaba, foi ainda mais enfática. “Faço aqui o protesto para que (na avenida Cruzeiro do Sul) não seja corredor comercial”, disse. “Ali é uma área de preservação permanente, ali existe meio ambiente para ser preservado, como área de passeio, de ciclovia e para observar a paisagem”, enfatizou a moradora, ao pedir que fosse retirado local da criação de corredor comercial. “Eu peço encarecidamente”, disse. 

Também enfático, o morador da Cidade Jardim, Irineu Travaglini, disse que a avenida Suiça não é um local próprio para ser usado como restaurante ou um local para estabelecimento comercial. “São quatro quadras!”, lembrou, “e lá nós já temos tudo o que precisamos naquele bairro, então porque mexer no bairro!?”, disse ele, que, aos 87 anos, estava na galeria para protestar contra a decisão da Prefeitura Municipal. “Ali é impraticável”, finalizou. 

A audiência pública foi acompanhada pelos secretários Arthur Ribeiro (Obras), Rose Massaruto (Turismo), José Antonio de Godói (Governo) e o procurador-geral Mauro Rontani. Todos eles defenderam o PLC 30/2014, em linhas gerais, argumentando a necessidade de se legislar sobre o assunto, já que a ocupação urbana é, em muitos casos, regida por decisões judiciais. “Em alguns locais, a matrícula-mãe de alguns bairros veta a instalação de corredores comerciais, o que dificulta o desenvolvimento”, argumentou Arthur Ribeiro, titular da Semob. 

Entre os vereadores, a retirada destes locais como corredor comercial foi pedida pelos oposicionistas Laércio Trevisan Jr. (PR), Chico Almeida (PT), Dirceu Alves (PROS) e José Antonio Fernandes Paiva (PT). E ainda foi negociada pelo líder de governo, José Aparecido Longatto (PSDB), com o vereador Capitão Gomes (PP), que tem acompanhado o assunto há quase dois anos. “Afirmo aqui o nosso compromisso de retirar”, disse Longatto.

O PLC 30/2014 ainda passará pelas comissões permanentes da Câmara de Vereadores de Piracicaba, quando será modificada. A intenção dos representantes da Prefeitura Municipal é chegar a um consenso sobre novos corredores comerciais, especialmente nos locais onde surgiram pontos críticos. A previsão é de que cada local tenha um projeto especifico, em um outro momento, para definir melhor alternativas para ocupação urbana.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Legislativo José Luiz

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