
15 DE ABRIL DE 2025
Propositura foi apresentada por André Bandeira e aprovada nesta segunda-feira
Requerimento de André Bandeira foi aprovado na reunião ordinária desta segunda-feira
Autor do requerimento 328/2025 —uma das proposituras aprovadas nesta segunda-feira (14), durante a 20ª Reunião Ordinária—, o vereador André Bandeira (PSDB) aponta que o canal 156 da Prefeitura, especificamente em seu atendimento via telefone, tem recentemente "apresentado instabilidade e períodos de inatividade, encontrando-se fora de funcionamento por alguns dias".
"A interrupção no atendimento telefônico afeta o acesso da população às informações e à prestação de serviços públicos essenciais, especialmente no caso de cidadãos que não dispõem de acesso à internet ou têm dificuldade com os meios digitais. Essa situação pode gerar acúmulo de demandas presenciais nos setores públicos, sobrecarregando as equipes de atendimento e prejudicando a eficiência dos serviços prestados", alerta o parlamentar.
André Bandeira cita que o 156 "tem sido amplamente divulgado como o principal meio de comunicação entre a população e os serviços da Prefeitura, sendo utilizado para o registro de demandas, solicitações e orientações diversas".
No entanto, o parlamentar pondera que a administração municipal "vem promovendo alterações na estrutura de atendimento de diversas secretarias, transferindo competências diretamente para o canal 156 —como é o caso, por exemplo, da solicitação de troca de lâmpadas, anteriormente realizada por outros canais". "Essas mudanças", diz o vereador, "não têm sido devidamente comunicadas à população, o que tem gerado confusão, desinformação e dificuldade no acesso aos serviços".
"Diante disso, é urgente que a manutenção técnica do canal 156 seja priorizada e que se adotem medidas para a ampliação da equipe de atendimento, a melhoria na infraestrutura do sistema e a transparência nas alterações de fluxo de atendimento, garantindo à população um serviço público acessível, eficiente e digno", defende o parlamentar.
O autor do requerimento pergunta quantos operadores atuavam no atendimento telefônico do canal 156 em dezembro de 2024 e quantos estão atualmente em atividade, qual a carga horária semanal de cada um deles, quais são os dias e horários de funcionamento do serviço e se existe estudo ou planejamento para a ampliação da estrutura de atendimento "diante do aumento da demanda e da centralização dos serviços". "Em caso afirmativo, há previsão de quando isso será implementado?" é a pergunta feita pelo vereador, na sequência.
André Bandeira também quer saber qual foi a média diária de atendimentos telefônicos registrada no canal 156 ao longo de 2024, qual tem sido a média em 2025 e qual foi a média diária de atendimentos via aplicativo, site ou outros meios eletrônicos nos mesmos períodos.
O vereador indaga, ainda, qual foi o motivo técnico ou administrativo que fez as ligações efetuadas para o número-tronco da Prefeitura (3403-1000) serem redirecionadas automaticamente para o telefone 156 e qual é a previsão de retorno do funcionamento pleno do canal, "com estabilidade e atendimento ininterrupto".