
12 DE MARÇO DE 2019
Profissionais foram responsáveis por implante cardíaco inédito
Entrega da homenagem ocorreu na 10ª reunião ordinária
A equipe médida do HFC (Hospital Fornecedores de Cana) esteve na Câmara nesta segunda-feira (11), na 10ª reunião ordinária, para receber do vereador Ronaldo Moschini (PPS) a moção de aplausos 135/2018. O parlamentar enalteceu a realização de um implante cardíaco inédito, chamado de Implante Transcateter de Válvula Aórtica (Tavi).
Segundo o vereador, o procedimento ocorreu no Departamento de Hemodinâmica do Incorpi (Instituto do Coração de Piracicaba), em conjunto com a Cirurgia Cardíaca, e envolveu um time de profissionais, da indicação da intervenção até a alta do paciente. No texto da moção, o parlamentar destaca os nomes dos homenageados: o presidente do HFC, José Coral, e a equipe médica Vinicius Mearim Odone, Pablo Tomé, Luiz Gubolino, Salvador Bavaresco, Felipe Toledo, Fábio Augusto Suzuki, Marcos Rogério Joaquim, Antoninha Bragalha e Midiã Costa, além da residente Juliana Ferreira Medeiros.
Ainda no texto da moção, há a referência de que o implante via cateter é menos invasivo se comparado à cirurgia cardíaca convencional, permitindo abreviar o tempo de internação e acelerar a recuperação dos pacientes. Sua indicação é extremamente criteriosa e ainda um tanto restrita, podendo ser cogitada em casos de estenose acentuada da válvula aórtica, com contraindicação absoluta à cirurgia cardíaca ou risco cirúrgico muito elevado.
O procedimento foi realizado em uma paciente de 83 anos, portadora de dupla lesão da válvula aórtica, com estenose grave e insuficiência moderada. Como possuía função renal diminuída e uma importante deformidade do tórax, o tratamento por cirurgia aberta foi contraindicado em outro hospital.
Antes do pronunciamento dos vereadoes e dos homenageados, um vídeo institucional sobre o trabalho do Incorpi foi exibido. "Há uma belíssima equipe, de médicos estudiosos, que trabalha com dedicação e competência, e que atuam em prol da saúde do próximo", definiu Moschini. "É com nobreza que entrego a moção a esta equipe e faço um agradecimento ao presidente José Coral, que nos permite atuar com capacidade e chance de cada vez fazer mais. Temos estrutura e capacidade administrativa", completou.
José Coral definiu como "sendo a melhor coisa do mundo" ser presidente de um hospital com uma equipe de referência. "Quando assumi, há 23 anos, o meu único papel foi o de ter uma administração presencial. É o que faço até hoje", disse.
Um dos integrantes da equipe, o médico Luiz Gubolino, se disse homenageado pela homenagem. "Quero reforçar que o trabalho do Incorpi e da Cirurgia Vascular no Hospital Fornecedores de Cana sempre vem ressaltado pelo ineditismo e pioneirismo", declarou, ao exibir uma pequena demonstração em vídeo sobre o procedimento.