PIRACICABA, QUARTA-FEIRA, 5 DE FEVEREIRO DE 2025
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

03 DE FEVEREIRO DE 2025

Entrada de matérias e discursos marcam 1ª Reunião Ordinária de 2025


Primeira reunião ordinária da nova legislatura, realizada nesta segunda-feira (3), foi marcada por discursos de parlamentares e pela entrada de proposituras



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Rubens Cardia (MTB 27.118) Salvar imagem em alta resolução

A primeira reunião ordinária, comandada pelo Presidente Rerlison Rezende (PSDB), o Relinho, aconteceu na noite desta segunda-feira (3), no Plenário "Francisco Antonio Coelho"






A primeira reunião ordinária de 2025 da Câmara Municipal de Piracicaba, realizada na noite desta segunda-feira (3), foi marcada por discursos de boas-vindas e de congratulações aos novos parlamentares eleitos e aos vereadores e vereadoras reeleitos para o quadriênio 2025-2028, bem como por discursos pautados em compromissos de se trabalhar em prol da população, pela busca do diálogo com o Executivo, e por cobranças de melhorias em áreas como educação, saúde e trânsito. 

As falas foram proferidas no Segundo Expediente - período da sessão reservado ao uso da Tribuna pelos vereadores após a leitura das matérias que deram entrada na Casa. 

André Bandeira (PSDB), primeiro vereador a discursar, agradeceu a sua eleição para o sexto mandato, e disse: “que possamos trabalhar muito e seriamente em defesa do povo piracicabano”.

Josef Borges (PP), indicado pelo prefeito Helinho Zanatta (PSD) como Líder de Governo na Câmara, disse que o governo será pautado pela busca de diálogo e pelo respeito às ideologias, ao contraditório e às críticas construtivas. 

Cássio Luiz Barbosa (PL), o Cássio Fala Pira, fez críticas à gestão passada, em especial em relação à manutenção de prédios públicos, como por exemplo escolas municipais que sofrem com goteiras. Ele também solicitou ao Executivo instalação de temporizadores em semáforos que possuem radares.

Rai de Almeida (PT), que discursou na sequência, desejou sucesso aos colegas de mandato e defendeu a busca pelo diálogo construtivo com o Executivo: “que possamos trabalhar em prol da população, em especial da mais necessitada”.

"Desejo que este seja um ano de prosperidade e de crescimento. Desejo a todos um excelente mandato. Que essa legislatura possa cooperar para o crescimento e prosperidade da nossa cidade. Acredito que, junto, com nossas diferenças e qualidades podemos cooperar uns com os outros e com a nossa cidade", falou o vereador Edson Bertaia (MDB), eleito para o primeiro mandato.

Fábio Silva (Republicanos), também eleito para seu primeiro mandato, agradeceu à população pela votação recebida e relembrou de sua trajetória enquanto assessor parlamentar de ex-vereadores, ex-deputados e deputados. 

Pedro Kawai (PSDB) igualmente felicitou a todos os eleitos, e destacou em seu discurso a semana de integração, promovida pela Escola do Legislativo, que permitiu aos gabinetes, no início deste ano, conhecerem mais de perto as atividades desenvolvidas pelos departamentos da Câmara. 

Felipe Jorge Dario (Solidariedade), o Felipe Gema, também agradeceu os votos recebidos e parabenizou aos demais eleitos: “independente de partido ou posição política, ninguém se elege aqui pensando no mal do povo ou em prejudicar alguém. Todos temos que colaborar, pensar na nossa cidade, e é isso que nos move”, falou.

Renan Paes (PL), de forma semelhante, além de agradecer a votação recebida, também defendeu uma postura política construtiva em prol da cidade: “por mais que as pessoas me olhem dentro de um espectro ideológico, assim como eu também olho para outras pessoas dentro de um espectro ideológico, vamos tentar convergir em alguns pontos, porque nem sempre somos todos diferentes. E naquele ponto de convergência trabalharemos pelo nosso município”.

Gesiel de Madureira (MDB), último vereador a discursar, também reafirmou que seu mandato está aberto ao diálogo e pediu um olhar atento à utilização eficiente dos recursos públicos municipais. Ele ainda lamentou em seu discurso a recente morte da bispa Keila Ferreira, 52, líder da Assembleia de Deus no Brás.

Entrada de matérias - O primeiro expediente, momento inicial da sessão, foi reservado à entrada de matérias protocoladas até o momento, em 2025, na Casa, e que devem ser pautadas ao longo das próximas sessões camarárias. 

Deram entrada no Expediente da 1ª Reunião Ordinária de 2025 um projeto de lei complementar, um veto do Executivo a projeto de lei, 18 projetos de lei, cinco projetos de decreto legislativo, um projeto de resolução, 12 moções, 73 requerimentos e 510 indicações.

Além destas proposituras, foram ainda recebidas correspondências diversas, entre elas o ofício do prefeito Helinho Zanatta (PSD), que indicou o vereador Josef Borges (PP) como Líder de Governo na Câmara, e outras comunicações que indicam nomes de parlamentares como líderes de bancada e partido e para comporem as Comissões permanentes da Casa.

Também recebeu entrada e, na sequência, foi votado e aprovado, o pedido do Executivo para que o Projeto de Lei Complementar 3/2025 - que realiza ajustes orçamentários na nova estrutura administrativa da Prefeitura, autoriza abertura de créditos adicionais suplementares e especiais e inclui novos códigos na Tabela de Vencimentos e Salários do Quadro de Pessoal da Prefeitura -, seja tramitado em regime de urgência, o que garante à propositura, por exemplo, um caminho mais célere pelas comissões da Casa, com redução dos prazos regimentais, e primazia em votações.

A Tribuna Popular recebeu como orador Wilson João da Trindade Tema, que se inscreveu para falar do tema “Feliz 2025 ao nosso povão e ao nosso XVzão do coração”. 

As reuniões ordinárias da Câmara acontecem às segundas e quintas-feiras, a partir das 19 horas, e são transmitidas, ao vivo, pela TV Câmara Piracicaba (canais 11.3 no sinal aberto da TV Digital, 4 da Net/Claro e 9 da Vivo Fibra) e pelas redes sociais da Casa. A partir das 20 horas, as reuniões também são transmitidas pela Rádio Educativa FM, na frequência 105,9.

 

 



Texto:  Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212


Reunião Ordinária

Notícias relacionadas