PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

19 DE JUNHO DE 2006

Entidades divulgam VI Semana Antidrogas


O vereador Antonio Oswaldo Storel (sem partido) comandou a coletiva de imprensa, na tarde de hoje (19/06/06), no plenário da Câmara, às 14h00, onde entidades que co (...)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Comunicação Salvar imagem em alta resolução


O vereador Antonio Oswaldo Storel (sem partido) comandou a coletiva de imprensa, na tarde de hoje (19/06/06), no plenário da Câmara, às 14h00, onde entidades que compõem o Fórum de Prevenção e Recuperação de Dependência Química de Piracicaba (FOPREDEQ) apresentaram a programação que marca em Piracicaba a VI Semana Antidrogas, conforme lei municipal 5004/01, do ex-vereador Antonio Boldrin (PT) e Decreto 9.9586/01.

O vereador Antonio Oswaldo Storel destacou a importância do município estabelecer no calendário anual um tempo específico para aprofundar sobre a problemática das drogas, bem como na elaboração de materiais que socializam as informações.

Storel também informou sobre a formação de Mesa Redonda em substituição à Reunião Solene, na próxima sexta-feira, dia 23 de junho, às 19h30, no Salão Nobre da Câmara onde responsáveis pelas principais secretarias municipais e especialistas discutem a temática das drogas em Piracicaba.

A secretária de Desenvolvimento Social Maria Angélica apontou a droga e o álcool como os grandes desagregadores familiares. E, destacou a importância da formação da rede de proteção para garantir o processo de prevenção, que reflete diretamente no processo educacional.

O Dr. Josemar de Lima Oriani falou da criação de políticas públicas específicas que possam de fato despertar a conscientização e participação popular.

Também mereceu destaque na coletiva de imprensa a experiência pioneira que a Guarda Civil Municipal vem obtendo, desde o ano de 2004 quando inaugurou o museu das drogas, onde escolares e a população em geral são informados sobre os malefícios das drogas.

O trabalho da Polícia Militar, por intermédio do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) também foi considerado na coletiva de imprensa. Além de outras instituições que desenvolvem trabalhos no setor.

Programação

A VI Semana Antidrogas reserva um ciclo de palestras nas escolas, de 19 a 23 de junho. Conta com o apoio da Diretoria Regional de Ensino, Oficina Pedagógica e Programa Escola da Família, além de outras entidades que atuam na prevenção às drogas.

Na segunda-feira, dia 19 haverá palestras na Escola Prof. Catharina Casale Padovani, em Santa Terezinha, das 09h00 às 9h40, 14h00 às 14h40 e das 21h00 às 21h40, no dia 20, terça-feira. Será debatido o tema conscientização e prevenção, com a palestra do Dr. Marcos Krarr, da Secretaria Municipal de Saúde. Além de grupos da comunidade Monte Sião e Cantinho Nova Suíça.

Também para a terça-feira, dia 20 as palestras acontecem na Escola Prof. Adolpho Carvalho, bairro Cecap, das 9h00 às 9h40 e das 14h00 às 14h40, com os médicos Leda e Guilbert Nobre, além de Silvio Kazza e Luciano Vigar, do COMAD que falarão sobre conscientização e prevenção.

Ainda na terça-feira será contemplado o bairro Caxambu, com a palestra sobre conscientização e prevenção, dirigida por Luciano Vigar e Silvio Kazza, do COMAD, nas dependências da Escola Antonio Pinto de Almeida Ferraz - APAF, das 19h30 às 20h10, onde será avaliado a campanha Sexo Seguro e Prevenção ao uso abusivo de álcool e outras drogas.

As atividades que estavam previstas para a quarta-feira, dia 21 as atividades no Campus Luiz de Queiroz, Esalq, Centro de Convivência, das 10h00 às 12h30. Das 13h30 às 15h00, ao lado do prédio da engenharia, que teria a palestrante Nely Tedesco, psicóloga clínica e a psicopedagoga Marcel Miranda Teccini, que abordaria a questão das drogas na família e no trabalho foi cancelada em função da greve na Instituição. O evento deve acontecer em outra data oportuna.

Das 16h00 às 18h00 as atividades se concentram nas dependências do Cursinho Comunitário Avante, onde Marcel Miranda Taccini abordará a questão das drogas na família e no trabalho, uso, abuso e dependência.

Também no dia 21, quarta-feira, das 9h00 às 9h40; das 14h00 às 14h40, na Escola Dr. Antonio Pinto de Almeida Ferraz - APAF acontece a palestra de Rosemeire Veira Gomes que falará sobre conscientização e prevenção.

As atividades também comportam o uso do salão nobre da Câmara, Helly de Campos Melges, das 19h30 às 22h00, dia 21 onde Mara Silveira Carvalho de Menezes, do Amor Exigente falará da prevenção antes que coisas ruins aconteçam. E, na sexta-feira, dia 23, das 19h30 às 22h00, as discussões serão sobre ações realizadas em Piracicaba, referente às drogas.

Na quinta-feira, dia 22 o Dr. Josemar de Lima Oriani, da Secretaria Municipal de Saúde falará da conscientização e prevenção, das 8h50 às 9h30 e das 13h00 às 14h00, na Escola Prof. Francisco Mariano da Costa, bairro Novo Horizonte.

E, na sexta-feira, dia 23 será a vez da Escola Prof. Avelina Palma Losso, bairro Santa Rosa, onde Rosemeire Vieira Gomes, da Secretaria Municipal de Saúde falará da conscientização e prevenção contra as drogas.

Engenho Central

A realização da VI Semana Antidrogas também reserva espaço nos dias 24 e 25 de junho, no Pavilhão 14-A, onde se concentração atividades culturais e esportivas com música, dança, teatro, exposição artesanais, quadros, fotos, grafites, bike flat e sakate, além de moda.

A concentração dos grupos que devem participara das atividades no Engenho Central se deslocam da Praça José Bonifácio, às 8h30 e saída às 9h00 seguindo pela Rua São José, à direita na Rua Alferes José Caetano, passando em frente a Câmara de Vereadores, seguindo pela Prudente de Moraes, Rua Governador Pedro de Toledo, Rua 13 de Maio, Avenida Beira Rio, Ponte Pênsil até o pavilhão 07-B, no Engenho Central. A previsão é que o show de rock aconteça a partir das 10h30.

Martim Vieira MTb 21.939
Foto: Luciano Becari


Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939


Legislativo Antonio Storel

Notícias relacionadas