
27 DE OUTUBRO DE 2010
A Câmara de Vereadores de Piracicaba realizou na noite desta quarta-feira (27/10), às 19h30, solenidade que marca na cidade o Dia do Cirurgião Dentista, instituído (...)
A Câmara de Vereadores de Piracicaba realizou na noite desta quarta-feira (27/10), às 19h30, solenidade que marca na cidade o Dia do Cirurgião Dentista, instituído pelo Decreto Legislativo 25/04, de autoria do ex-vereador Antonio Oswaldo Storel, solicitada este ano pela vereadora Márcia Pacheco (PSDB), através do Requerimento 309/10.
Fizeram uso da palavra o professor doutor Cesar Roberto Schimid, presidente do Sindicato dos Odontologistas de Piracicaba e Região (SOPRE), o vereador Joel Faria (PDT) e o ex-vereador Antonio Oswaldo Storel, que parabenizaram os homenageados da noite e falaram da importância do profissional para comunidade.
A vereadora Márcia Pacheco, também parabenizou os homenageados e falou da importância da sociedade estar cada vez mais consciente da importância da saúde bocal, e valorizando cada vez mais o trabalho do cirurgião dentista.
Já o vereador Carlos Gomes da Silva, Capitão Gomes (PP), falou da importância de reconhecer o trabalho do profissional e da Faculdade de Odontologia de Piracicaba. Ele lembrou também de sua infância e da dificuldade em se comprar escova e pasta de dentes, o que impossibilitava de manter a saúde bucal.
Em nome dos homenageados fez uso da palavra o doutor Francisco Haiter Neto, que agradeceu a homenagem prestada pelo Legislativo e disse que acredita que o critério de escolha foi pelo trabalho que cada um realizou ao longo de suas carreiras e não somente no ano de 2010.
O doutor Renato Luiz Donizete Zambom, falou da Campanha Sorriso Solidário 2010, realizada pelo Centro de Odontologia Integrada Zambom em parceria com a Associação Paulista de Cirurgiões Dentista (APCD) e o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP).
Em seguida o doutor Renato Zambom, fez a entrega simbólica dos Kits de Higiene Bucal, arrecadados na Campanha Sorriso Solidário, para Escola Passo a Passo, Lar Betel e Lar dos Velhinhos de Piracicaba.
HOMENAGEADOS
Dra. Clotildes Fernandes Peters
Indicada pelo Conselho Deliberativo da APCD-Regional Piracicaba, é natural de São Pedro, graduou-se em odontologia no ano de 1964 pela FOP/UNICAMP e dedicou-se à vida acadêmica, aposentando-se na FOP. É doutora em ciências com ênfase em odontopediatria e professora titular em odontopediatria. Formou-se em doutorado de Ciências-Odontopediatria (1970), tornou-se professora livre docente (1980), professora adjunto (1983) e professora titular em odontopediatria (1986). É sócia da APCD-Piracicaba desde março de 1965. Atuou em clínica odontológica própria de 1992 à 2008. Além da homenagem da Câmara foi a 25ª Cirurgiã-Dentista do Ano, título entregue pela APCD.
Dr. Fernando Antonio de Azevedo Pacheco
Indicado pelo CROSP/Seccional Piracicaba. Nasceu em Piracicaba e ingressou na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (hoje Unicamp) em 1958. Graduou-se como doutor e com especialização em prótese e dentária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi professor universitário por 37 anos, sendo homenageado 19 vezes pelos formandos. Ainda exerce a odontologia em seu consultório. É associado da APCD desde janeiro de 1966.
Dr. Francisco Haiter Neto
Indicado pela FOP/Unicamp. É graduado em odontologia pela Universidade de Uberaba (1986), mestre em radiologia odontológica pela Universidade Estadual de Campinas (1990), doutor em diagnóstico bucal pela Universidade de São Paulo (1995), pós-doutorado na Universidade de Washington (Seattle, EUA, 1997 a 1999), professor livre-docente em 2000 e professor titular em 2005. Exerceu o cargo de diretor da FOP/Unicamp no período de 2006 a 2010. Possui atualmente parcerias em pesquisa nas universidades Katolic University em Leuvem (Bélgica) e Aahrus University (Aahrus, Dinamarca). Publicou mais de 100 trabalhos científicos em revistas indexadas. É sócio da APCD desde 6 de junho de 2003.
Dr. Sergio Francisco Mazzonetto
Foi indicado pelo Sindicato dos Odontologistas (SOPRE). Ingresso na FOP/Unicamp em 1957, na primeira turma da instituição quando ainda era denominada Faculdade de Farmácia e Odontologia de Piracicaba. Em 1962 foi contratado pelo Departamento de Prótese Dental da FOP doutorando-se na área em 1970. Foi livre docente e professor docente da FOP sendo aprovado em concurso para professor titular em 1991. Foi professor da FOP aposentando-se em 1992. Na vida junto à classe odontológica sempre atuou junto à APCD e ao SOPRE, além de ser fundador da Associação de Ex-alunos da FOP.
Patrícia Sant’Ana Amancio _ MTb:24.154
Foto: Davi Negri _ MTb: 20.499