PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

12 DE FEVEREIRO DE 2016

Casas correm risco de desmoronamento, afirma Paiva


Moradores cobram, há sete anos, a canalização de esgoto na Vila Fátima.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Gustavo Annunciato - MTB 58.557 Salvar imagem em alta resolução

Requerimento de Paiva foi aprovado na reunião ordinária desta quinta-feira



A Câmara aprovou, na 3ª reunião ordinária, nesta quinta-feira (11), o requerimento 63/2016, em que o vereador José Antonio Fernandes Paiva (PT) solicita informações ao Executivo sobre a canalização do esgoto que corre pela rua Amadeu Castanho, na Vila Fátima.

Em reunião com o parlamentar, em 2009, os moradores da região entregaram um abaixo-assinado pedindo o fim do problema. "Anexamos o abaixo-assinado e protocolamos a indicação 948/2009, que foi respondida em 8 de setembro do mesmo ano, informando que o custo da melhoria ficaria em R$ 65.552,72, que a obra estaria contemplada no Orçamento de 2010 e que ela necessitava da autorização dos proprietários e de licenças ambientais para a passagem das redes", relata Paiva.

Porém, sem a execução da obra e diante das inúmeras reclamações dos moradores, outro requerimento foi protocolado pelo vereador. Na resposta, o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) afirmou que "tinha um compromisso com o Ministério Público de realizar o tratamento em 100% até o final de 2012".

Um ano após o prazo informado pelo Semae para o término do tratamento do esgoto, o vereador voltou ao local. "Encontramos um ambiente devastador, com as casas invadidas constantemente por ratazanas, cobras, aranhas e outros animais peçonhentos. Os moradores se protegiam como podiam."

Questionada por Paiva, a Prefeitura respondeu à época que, para a execução da obra, "seriam necessárias licenças ambientais encaminhadas pela Águas do Mirante e a autorização dos proprietários, mas que todas as providências estavam em andamento".

"Dois anos se passaram e nada foi feito até a presente data. Os moradores estão correndo riscos maiores, até mesmo de desmoronamento de suas residências", alerta Paiva.

Diante da situação, o vereador questiona novamente o Executivo. "Solicitamos o agendamento de uma reunião entre a população local, a Prefeitura e a Águas do Mirante para que os moradores assinem a autorização e o caso em questão seja definitivamente solucionado", pede o parlamentar.



Supervisão:  Ricardo Vasques - MTB 49.918


Legislativo José Paiva

Notícias relacionadas