07 DE JUNHO DE 2024
Trabalhos escolares do artista, que neste ano completaria 116 anos, são destaques da série Achados do Arquivo
Neste mês de junho, Archimedes Dutra completaria 116 anos. Mas, apesar da perenidade da vida, Dutra alcançou a imortalidade por meio de suas obras e expressões artísticas. E como um modo de rememorar o notório pintor, a série Achados do Arquivo desta semana traz alguns trabalhos do jovem Archimedes, então estudante do 2º ano complementar da antiga Escola Normal de Piracicaba.
Tais trabalhos ressurgiram à luz pública em 2022, quando a Cápsula do Tempo do Colégio Sud Menucci foi aberta após 100 anos de enterramento, revelando tesouros centenários, incluindo trabalhos escolares de um Dutra de 14 ou 15 anos.
A cada disciplina, o jovem Archimedes demonstrava talento para as artes. O trabalho de francês é ilustrado por uma representação do conto La Charité (“A Caridade”). Em música, a partitura da “Terra Natal” é acompanhada por um desenho representativo da luta pela pátria. Um detalhado mapa da América do Sul é encontrado no trabalho de Geografia. O de latim é adornado pelo desenho de um barco. A percepção de profundida impressiona na ilustração de um crânio para a disciplina de zoologia.
Mas talvez, dentre todos os trabalhos escolares, o que mais chame a atenção, seja um desenho, não apenas pelos belos traços que ilustram uma paisagem, mas também por um documento que acompanha a obra.
O texto, de autoria desconhecia, inicia-se com: “Os Dutras têm uma via hereditária para a pintura” e em seguida ressalta os talentos da família, como José, Alipio e João. Uma observação na lateral traz também a frase: “É possível que, daqui a cem anos, haja documentos destes moços, sem exceção para a pintura”. O autor do documento fez uma premonição, que se provou verdadeira, afinal, os Dutra alcançaram a imortalidade através de suas obras, e nem o implacável tempo foi capaz de apagar os registros deixados em uma Cápsula do Tempo, e que hoje revelam o talento de um ainda jovem estudante.
Graças a uma parceria entre Instituições, todos esses trabalhos escolares, juntamente com os mais de 600 itens da Cápsula, estão preservados no Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes e é possível acessá-los de modo virtual, no Acervo Histórico da Câmara Municipal de Piracicaba.
Preservação e acesso são pilares fundamentais para a vitalidade da história e a edilidade piracicabana, a partir do Setor de Gestão de Documentação e Arquivo, tem orgulho em ter ajudado a construir um deles, garantindo que os trabalhos escolares de Archimedes, e tantos outros tesouros enterrados em 1922, pudessem ser vistos, lidos e admirados por todos, independentemente do tempo e espaço.
ACHADOS DO ARQUIVO - A série "Achados do Arquivo" se pauta na publicação de documentos do acervo do Setor de Gestão de Documentação e Arquivo, ligado ao Departamento Administrativo. A iniciativa do Setor de Documentação em parceria com o Departamento de Comunicação Social, com publicações no site da Câmara às sextas-feiras, visa tornar acessíveis ao público as informações do acervo da Casa de Leis.