06 DE JUNHO DE 2022
Lançamento faz parte das atividades de comemoração ao bicentenário da Câmara Municipal de Piracicaba; usuário pode acessar documentos históricos digitalizados
Documentos históricos da fundação do município, as primeiras atas e primeiras eleições já integram o acervo digital
Estudantes, pesquisadores, historiadores, curiosos e a população em geral já podem ter acesso a parte do acervo histórico digitalizado da Câmara Municipal de Piracicaba, através do site do Poder Legislativo. Como uma das atividades em comemoração aos 200 anos da Câmara, foi lançado nesta segunda-feira (6) o sistema de consulta on-line dos documentos, a partir da utilização do software livre Atom.
O trabalho começou há cinco meses, com o intuito de garantir o acesso da população aos documentos preservados na Casa desde 1784. A ausência de uma sala de pesquisa no prédio da Câmara e a necessidade de preservação dos documentos, além de uma grande quantidade de solicitações de consulta, levaram a uma solução que garante a acessibilidade ao acervo de forma digital. Antes do sistema, quando chegava uma solicitação de pesquisa, era necessário digitalizar o documento e encaminhá-lo ao pesquisador. No entanto, não era possível garantir ao solicitante a possibilidade de consultar todo o acervo existente e ampliar o universo da pesquisa.
Fizeram parte do projeto a chefe de Gestão de Documentação e Arquivo, Giovanna Fenili Calabria, a arquivista Dayane Cristina Soldan e a agente legislativa Michelle Santin Pecorari; além de João Paulo Siqueira e Luciano Saito, do Setor de Tecnologia de Informação, que encontraram no Atom a solução para a disponibilização do acervo e possibilitaram a usabilidade do sistema, e também o designer gráfico Saulo Macedo, do Departamento de Comunicação Social, que tratou do layout do sistema e desenvolveu o projeto de navegabilidade.
Os documentos estão divididos em “Fundos”, onde se concentram os itens com a mesma origem; e “Coleções”, que são separadas em séries. Nesses itens, o usuário pode acessar o índice, a descrição dos documentos, com a informação dos autores, resumo, pontos de acesso e a transcrição dos arquivos. Além disso, é possível fazer consulta por assunto e baixar o PDF do documento digitalizado em alta qualidade.
“O sistema é uma forma de divulgar a existência desses documentos. A história já está aqui guardada, mas a maioria do público não tinha conhecimento desse acervo. É uma forma de ter acesso a um pedacinho da história da cidade”, avaliou Giovanna Calabria.
Até o momento, já foram disponibilizados 387 itens de documentos e outros dois mil estão em processo de preparação para serem liberados no site. De acordo com a chefe do setor, o processo é contínuo e haverá lançamentos mensais de documentos no sistema. “Estamos produzindo história agora e continuamente”, lembrou. “Alguns documentos já perderam o valor administrativo e legal e assumiram valor histórico e por isso são destinados ao acervo”.
O usuário já pode consultar documentos como as séries sobre a fundação do município, o primeiro livro de eleições da Câmara, em 1822, o primeiro livro de atas, com documentos datados até 1827, além do acervo de fotografias antigas, como o evento de inauguração da sede da Câmara, em 1º de agosto de 1975.
O processo de disponibilização dos documentos é bastante longo, já que é necessário fazer a leitura de cada item, a identificação das informações, restauro e tratamento de preservação naqueles que necessitam e, por fim, a digitalização e alimentação das informações no sistema.
Por isso, a manutenção do acervo digital exige a atuação de uma equipe de trabalho composta também pelos demais funcionários e estagiários do Setor de Gestão de Documentação e Arquivo: Bruno Didoné de Oliveira, escriturário; Juliana Aparecida Ferreira da Silva, estagiária de Gestão Pública; Vanusa Aparecida Bugin de Lima, estagiária de Direito; Gabriel Tenório Venâncio, estagiário de História e Brenno Rodrigo Monteiro, estagiário de História.
Para acessar o acervo, basta clicar no ícone “Acervo histórico”, no site da Câmara.