PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

21 DE JULHO DE 2017

Bandeira pede semáforos sonoros nos principais cruzamentos


Medida visa oferecer acessibilidade a pessoas com deficiência visual



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução


O vereador André Bandeira (PSDB) protocolou propositura ao Executivo para a implantação de semáforos sonoros nos principais cruzamentos onde há tráfego intenso.

Em 2014, o parlamentar elaborou indicação para essa instalação em todos os semáforos, porém a Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes) alegou inviabilidade financeira.

O objetivo da solicitação é auxiliar pessoas com deficiência visual, baixa visão e idosos. O equipamento funciona mediante a indicação de um “bip” pausado que assegura a travessia de pedestre. Quando o tempo termina, o aviso sonoro acelera como advertência de que não é o momento adequado para atravessar. Quando o equipamento está silencioso, o sinal está aberto aos veículos e fechado aos pedestres.

Segundo o parlamentar, a meta seria aparelhar toda cidade, mas a princípio, a reivindicação é para os principais cruzamentos. “Esses equipamentos irão auxiliar toda a população, principalmente em tempos onde as pessoas caminham distraídas pelo uso constante do celular”, explica.

O legislador alerta que o equipamento garante independência. “Os cegos hoje estão em diversos espaços. À noite é mais difícil achar alguém para ajudar e ainda tem a questão da segurança. Você não sabe se a pessoa se aproxima para te socorrer ou assaltar. É uma forma de obter autonomia, segurança, dá uma tranquilidade maior”, enfatiza.

Bandeira ressalta que os condutores devem redobrar a atenção para evitar avanços de sinal. “Os motoristas têm que ter ciência e respeitar a sinalização, embora tenha barulho, o tempo de reação é diferente da pessoa que enxerga”, complementa.



Texto:  Assessoria parlamentar


Trânsito e Transportes André Bandeira

Notícias relacionadas