29 DE NOVEMBRO DE 2018
Espaço de lazer homenageará professor Edmar José Kiehl, a partir de iniciativa do vereador Ronaldo Moschini (PPS)
Ronaldo Moschini é o autor da homenagem ao Professor Edmar Kiehl
O Zoológico Municipal e Paraíso das Crianças receberão denominação durante solenidade no próximo dia 9, a partir das 10h, quando passará a se chamar “Professor Edmar José Kiehl”, homenagem proposta pelo vereador Ronaldo Moschini (PPS), autor do projeto de lei 16/2018, aprovado em maio deste ano. O evento será no espaço de lazer, localizado na avenida Marechal Castelo Branco, 426, no bairro Jardim Primavera.
“O objetivo é homenagear o professor, homem íntegro, que muito contribuiu para o crescimento do Município”, avalia Moschini. A unidade é vinculada à Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente).
Nascido em 14 de junho de 1917, Kiehl presenciou o desenvolvimento industrial do Século XX. Formou-se engenheiro agrônomo pela Esalq, onde tornou-se um dos mais proeminentes catedráticos. Publicou livros sobre compostagem e, após defender e aprovar uma lei nacional regulamentando seu uso e fabricação, foi considerado o “pai” do adubo organo-mineral.
Foi casado com Lucia Kiehl, com quem teve os filhos Jorge, Leda, Marcos e Flavio. Em 2001 casou-se com Cacilda Kiehl, com quem viveu até o fim da vida. Paralelamente à atuação acadêmica, foi mágico profissional, chegou a atuar no antigo hotel-cassino de Águas de São Pedro.
Foi presidente do Lions Clube de Piracicaba e fundador do Zoológico Municipal de Piracicaba, que dirigiu por cerca de dez anos. Criou o Paraíso da Criança, anexo ao zoológico. Durante este período, cuidou e tratou de inúmeros animais, como o leão Golias e o chimpanzé Petrônio.
Foi fundador, e por diversas vezes presidente, do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba, e presidente da Sociedade Cultura Artística de Piracicaba, sempre atuante em movimentos culturais e sociais.
É autor de biografia sobre Luiz de Queiroz, que, entre muitos feitos, trouxe o desenvolvimento com usinas de eletricidade e luz para a cidade, isso antes mesmo que cidades muito maiores do Brasil a tivessem.
Edmar era um inventor e entre algumas criações estão dezenas de casas que ele projetou e construiu que fazem parte do Paraíso da Criança.
Ao completar 100 anos, recebeu homenagem da Associação dos Docentes Aposentados da Esalq, uma placa que destaca o “centenário de cordialidade, amizade e de vida profissional profícua que engrandece a nossa Escola e seus alunos...”.