10 DE JANEIRO DE 2025
Cerimônia marca o 49º aniversário de criação da unidade em Piracicaba e a despedida da comandante Silvia Andréia Mantoani; Relinho e demais vereadores estiveram presentes
Vereadores participam de solenidade pelos 49 anos do 10º BPM/I
O presidente da Câmara Municipal de Piracicaba, Rerlison Rezende (PSDB), o Relinho e demais parlamentares estiveram presentes na solenidade alusiva ao 49º aniversário de criação do 10º Batalhão de Polícia Militar do Interior e, também para sinalizar a despedida da comandante, tenente coronel PM Silvia Andréia Mantoani, primeira mulher na história a dirigir a corporação.
O evento aconteceu na manhã desta sexta-feira (10), às 10 horas, na sede da unidade, rua Américo Vespúcio, 300, bairro Algodoal. Autoridades, representantes de entidades e familiares de policiais prestigiaram a realização do evento, que além das homenagens e entrega de condecorações, também comportou a entrega do requerimento 1192/2024, de autoria do vereador Trevisan Jr. (PL), que na oportunidade destacou o relevante papel da unidade em Piracicaba. "O voto de congratulações é uma forma de reconhecer o prestígio da corporação pelos serviços prestados à segurança em Piracicaba", concluiu o parlamentar.
O presidente da Câmara, Relinho enalteceu o trabalho da comandante Silvia Mantoani, em sua trajetória pela PM e o fato de ter escolhido Piracicaba para encerrar a sua carreira e também de registrar o legado histórico de ser a primeira mulher à frente do comando do 10º BPM/I. "Seu relevante trabalho mereceu as considerações e homenagens da Câmara", disse.
O vereador Renan Paes (PL) também fez questão de registrar a sua presença na solenidade. "Para mim é uma honra voltar ao batalhão que servi como soldado, de 2021 a 2023", enfatizou o parlamentar, além de parabenizar o trabalho deixado pela comandante Silvia, no entendimento de que ela vai fazer falta.
A satisfação em participar da solenidade também foi externada pelo vereador Gustavo Pompeo (Avante). "Foi importante termos uma mulher no comando", concluiu o parlamentar, no reconhecimento de que a segurança pública em Piracicaba está em patamares melhores.
Rafael Boer (PRTB) também foi outro vereador que registrou a sua satisfação em também ter feito parte da Polícia Militar, em 2011 e 2012, da época do 16º Batalhão. "Fui soldado temporário, aqui pude aprender sobre o companheirismo, a disciplina e a hierarquia, em valores basilares da Corporação", finalizou o parlamentar, em destaque aos 49 anos da unidade e considerações pelo trabalho da comandante Silvia.
O vereador Pedro Kawai (PSDB) também reconheceu a trajetória de bons serviços e proteção da Polícia Militar na região de Piracicaba, por intermédio do 10º BPM/I, além de considerar a participação da comandante Silvia, como forma de mostrar a "força da mulher na sociedade", concluiu.
Felipe Gema (Solidariedade) falou do agradecimento especial ao papel da PM, principalmente em dias de jogos do XV de Novembro, onde o trabalho da Corporação se torna primordial. "Que possamos manter a continuidade de diálogo nos eventos esportivos", ressaltou o parlamentar, além de considerar a relevância dos 49 anos da Corporação em Piracicaba e, do papel preponderante que marcou a gestão da comandante Silvia, na constatação de que houve uma melhora sensível na redução da violência na cidade.
O deputado estadual Alex Madureira (PL) também fez suas considerações perante a solenidade, no reconhecimento da importância do trabalho da corporação, de quem deixa um legado, de "dedicação e excelência na condução da segurança pública, conclui o parlamentar em referência à comandante Silvia. O deputado ainda evidenciou o trabalho do Coronel PM Rodrigo Eval Arena, que deixa o Comando do Policiamento do Interior-9, em Piracicaba.
TRAJETÓRIA - a tenente-coronel Silvia Andréia Mantoani, assumiu o comando em Piracicaba, em 06 de fevereiro de 2023, respondendo pelo 10º BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior). A militar foi a primeira mulher, desde o início das operações do Batalhão sediado em Piracicaba, a assumir o comando da unidade. A função, no entanto, não foi nova para a tenente-coronel, pois, em 2022, ela comandou o 24º BPM/I, localizado em São João da Boa Vista.
Ao longo de sua carreira, a militar também já atuou no comando de Força Patrulha, foi chefe de Comunicação Social, oficial de ligação do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), porta-voz, comandante de companhia, coordenadora Operacional, subcomandante de Batalhão, comandante de Batalhão, instrutora na Escola Superior de Soldados, instrutora no curso internacional de Polícia Comunitária, multiplicadora do programa “Crack é Possível Vencer” e membro da Rede Mulher de Presidente Prudente/SP.
Silvia Andréia Mantoani formou-se na Academia Militar do Barro Branco, em 1996, e é mestre e doutora em Ciências Policiais e de Segurança e Ordem Pública. Ela também é Bacharel em Direito.
Nascida em Adamantina, no interior do Estado de SP, Sílvia Mantoani inspirou-se em seu pai, policial militar, para ingressar na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, aos 17 anos de idade, em 05 de janeiro de 1993. Filha de Onofre Jesuino Mantoani e Cilene Dias Mantoani, Sílvia Andréia Mantoani formou-se na Academia Militar em 13 de dezembro de 1996. É mestra e doutora em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública.
Também teve atuação no 3º Batalhão de Polícia Feminina e no 9º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, ambos na zona norte da capital paulista. Na sequência, atuou no 42º Batalhão de Polícia Militar do Interior (Presidente Venceslau), 18º Batalhão de Polícia Militar do Interior (Presidente Prudente). No ano de 2022 por razão de sua promoção assumiu o 24º Batalhão de Polícia Militar do Interior, sediado em São João da Boa Vista, retornando ao 10º BPM/I.
Ao longo de sua carreira, Silvia atuou no serviço operacional, em mediações de conflitos fundiários, questões envolvendo presídios e crime organizado. Na vida pessoal, é esposa de um Tenente-Coronel veterano e mãe de duas filhas. Trabalha com evangelização de crianças desde os 14 anos e, em Piracicaba, é voluntária na Paróquia Bom Jesus do Monte, onde ministra catequese para crianças de oito a 11 anos de idade.
No discurso de agradecimento pelo recebimento de honrarias e homenagens, Silvia Mantoani rogou a Deus e, destacou a influência de seu pai, que sempre foi o "farol, na trajetória de vida, em ensinamentos que recebi", destacou a militar, que após saudação às principais personalidades presentes na solenidade, também fez questão de registrar que sua opção de vida, após aposentadoria, será mesmo ficar em Piracicaba, especialmente no bairro Alto. "Nesta caminhada vocês são as razões de minha vida", sintetizou a militar ao se referir à corporação e familiares, além de fazer questão de reforçar o seu lema de vida, onde o que importa é estar para servir ao próximo.