
21 DE FEVEREIRO DE 2025
Nesta quinta-feira (20), o vereador Josef Borges usou a tribuna destacar o projeto Conheça o Legislativo. Ele também falou sobre o projeto EJA e visita a escola municipal
Vereador Borges destaca projetos da Escola do Legislativo e projeto EJA
Em discurso na tribuna, na 6ª Reunião Ordinária da Câmara, o vereador Josef Borges (PP) agradeceu ao vereador Pedro Kawai (PSDB) e à equipe da Escola do Legislativo pela iniciativa de levar o projeto Conheça o Legislativo - voltado a apresentar o funcionamento do Legislativo municipal - à Escola Estadual Hélio Penteado de Castro, no Parque Piracicaba.
“Nós iniciamos nesta semana esse projeto, que era um desejo meu e do Pedro, que era levar a Escola do Legislativo para as escolas. Isso quer dizer, Pedro Kawai, que isso foi um acerto da sua gestão, e eu tenho certeza que os resultados vão ser ainda maiores”, disse.
O vereador ressaltou a ida à escola, e falou sobre a dinâmica realizada com os alunos: “eles elegeram os 23 vereadores, eles elegeram a mesa e o projeto, que está aí hoje, que é a proibição dos celulares em sala de aula, e a gente ficou surpreso com a participação desses alunos ao discutir o projeto. Fizeram uma emenda desse projeto e eles entenderam que essa proibição realmente veio em boa hora, mas que eles deveriam ter escutado os alunos. Então, a emenda vencedora foi aquela que proíbe o uso do celular durante as aulas, mas que durante o intervalo eles possam usar o celular. Eu senti que os alunos ficaram bem à vontade, e que esse projeto realmente foi um acerto, que deve continuar, porque é importante levar esse assunto às escolas".
Na sequência, o vereador falou sobre visita por ele realizada, na última terça-feira (18), à escola municipal Adolfo Basile, que enfrenta alguns problemas, "principalmente no parquinho". “Eu estou em contato agora com a secretaria de Educação e também com a secretaria de Obras para que a gente possa resolver uma parte dos problemas que eles estão enfrentando”, falou o parlamentar.
Ao final de seu discurso, Josef Borges também ressaltou a importância do projeto EJA (Educação de Jovens e Adultos): “saber ler, saber escrever e compreender o mundo ao nosso redor é um direito fundamental. Você, que tem o pai, a mãe, um irmão, um parente, um amigo que, por algum motivo deixou de estudar, o EJA está com as inscrições aberta até o dia 28 de fevereiro, e oferece essa oportunidade para aqueles que, na fase adulta, ainda não concluíram seus estudos. Acredito que garantir esse acesso é promover dignidade com transformação social. É importante que esse projeto do EJA continue na nossa cidade e expanda, porque , por incrível que pareça, ainda temos uma grande quantidade de pessoas analfabetas, é triste falar isso mas é uma realidade.”
O discurso completo de Josef Borges na tribuna desta quinta-feira pode ser revisto no vídeo acima.