PIRACICABA, QUARTA-FEIRA, 16 DE ABRIL DE 2025
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

08 DE ABRIL DE 2025

Vereador sugere oferta de procedimentos hiperbáricos na rede de saúde


Fábio Silva (Republicanos) defende que a oxigenoterapia hiperbárica é amplamente reconhecida como uma terapia eficaz para o tratamento de diversas doenças



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Rubens Cardia (MTB 27.118) Salvar imagem em alta resolução

Para o vereador Fábio Silva, acesso a tratamentos avançados como este pode representar uma inovação significativa na saúde pública local



A implantação de procedimentos hiperbáricos na rede municipal de saúde é a sugestão feita pelo vereador Fábio Silva (Republicanos), através do requerimento nº 308/2025, aprovado na 18ª Reunião Ordinária, nesta segunda-feira (7). No documento, ele defende que a oxigenoterapia hiperbárica é amplamente reconhecida como uma terapia eficaz para o tratamento de doenças como úlceras crônicas, barotrauma, feridas difíceis de cicatrizar, pós-cirúrgicos, intoxicações por monóxido de carbono, entre outras condições.

Ele aponta a necessidade de estudos técnicos e recomendações para viabilizar a implementação desse serviço na rede pública de saúde do município e argumenta que o acesso a tratamentos avançados como este pode representar uma inovação significativa na saúde pública local.

No requerimento, ele questiona o Poder Executivo se existe algum planejamento estratégico ou cronograma detalhado para a implementação do serviço e qual seria o prazo estimado para o início da operação. Quer saber também se já foram identificados os locais ou unidades de saúde do município que seriam adequados para abrigar os equipamentos necessários para esses procedimentos e se há parcerias previstas, seja com instituições públicas ou privadas, para viabilizar a implantação.

O vereador também pergunta qual será o impacto financeiro estimado e se existe previsão de recursos específicos no orçamento municipal para este projeto. Ainda requer informações sobre o contrato do município com uma clínica especializada no serviço, qual é a vigência atual do contrato, qual tem sido a demanda atendida pela clínica até o momento e se há registro de casos pendentes ou interrupções no atendimento.



Texto:  Aline Macário - MTB - 39.904


Legislativo Fabio Silva

Notícias relacionadas