15 DE OUTUBRO DE 2021
Autor do requerimento é o vereador Laércio Trevisan Jr (PL)
Vereador Laércio Trevisan Jr (PL)
O vereador Laércio Trevisan Jr (PL), por meio do requerimento 943/21, quer saber os motivos pelos quais o hospital Ilumina encerrará suas atividades. O questionamento é feito ao Executivo e também à Fundação Ilumina.
Ele cita matéria publicada na imprensa, que informa que a Fundação Ilumina irá encerrar suas atividades por falta de recursos e que os funcionários estão há mais de 60 dias com os salários atrasados e solicita a apresentação da prestação de contas da Fundação Ilumina do exercício de 2020 e dos meses de janeiro a setembro de 2021.
Também quer saber como é realizada a eleição dos Conselheiros da Fundação Ilumina e se desde a gestão anterior da Prefeitura Municipal de Piracicaba, a Fundação Ilumina tinha conhecimento de que, pacientes não encaminhados pela Prefeitura não seriam pagos.
Outro questionamento é relativo à pandemia e a queda da arrecadação de doações físicas e jurídicas. Como o hospital pretendia se manter e qual a razão de vários funcionários terem sido contratados para a inauguração do hospital da Fundação Ilumina, sabendo que vários serviços, como por exemplo, colonoscopia, endoscopia e pequenas cirurgias, não seriam realizados naquele momento.
E também numa hipótese de possível fechamento em definitivo da unidade, qual a possibilidade da Prefeitura Municipal de Piracicaba firmar uma parceria com a Fundação e assumir o gerenciamento e as instalações físicas do local entre outros questionamentos e outras informações que se fizerem necessárias.
JUSTIFICATIVA - O vereador Pedro Kawai (PSDB) justificou o voto favorável a três requerimentos. "Em relação ao Hospital Ilumina, foi uma grande repercussão por causa da falta de pagamento aos funcionários e aqui são 19 perguntas que vão trazer esclarecimentos não só da falta de recursos, mas também dos recursos que a fundação recebeu. Os requerimentos precisam ter sempre uma aprovação, porque faz com que a gente traga respostas pertinentes. Isso vai trazer ferramentas para aprimorar os serviços, na questão da saúde, na educação, e que a gente possa trabalhar", afirmou.
Confira a fala completa do vereador no vídeo anexo.