PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

13 DE FEVEREIRO DE 2019

Vereador Paraná destaca profissionais, na criação do Dia do Luthier


O dia municipal será uma forma de admiração e gratidão a esses profissionais que, longe dos palcos, tem a participação inegável ao sucesso de músicos e musicistas



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Vereador Paraná destaca profissionais, na criação do Dia do Luthier



Projeto de lei 324/2018, de autoria do vereador Aldisa Vieira Marques, o Paraná (PPS), em tramitação na Câmara, defende a instituição no Calendário Oficial de Eventos do Município, o “Dia Municipal do Luthier”, a ser realizado, anualmente, no mês de Novembro.
 
O projeto tem como objetivo homenagear o profissional Luthier, que com seu trabalho, contribui para que os músicos brilhem nos palcos, uma vez que não existe uma formação técnica para a profissão, o conhecimento é passado pelos mestres para os aprendizes que, na maioria das vezes, é um músico ou uma pessoa que tem muita afinidade com o assunto. 
Ele precisa ter um conhecimento geral sobre diversas áreas como obter detalhes sobre o instrumento, saber e discutir as expectativas com os clientes.
 
O termo Luthier deriva de francês luth que significa alaúde. Ele dá nome ao profissional especializado em construir instrumentos de corda. Tudo feito de forma artesanal, um a um. Trata-se de uma das profissões mais antigas e que já está em extinção, mas que muita gente não conhece. O ofício exige muita dedicação, paciência e conhecimento técnico.

O Luthier é o médico dos instrumentos musicais e também seus condutores. Uns os curam e outros os fazem, alguns os dois. Também é um artista não menos importante do que os músicos para a arte de combinar os sons. O luthier é de alma leve e detalhista, respeitando cada instrumento criado ou consertado por suas mãos.
 
Um dos maiores luthiers da história foi Antonius Stradivarius ou, em italiano, Antonio Giacomo Stradivari que morreu em Cremona, em 1737. Ele se tornou uma grande referência no ofício e foi aprendiz de Niccolò Amati, com quem aprendeu e desenvolveu a arte inconfundível de fazer instrumentos de corda, como violinos, violas e violoncelos, contrabaixos, violões e harpas.
 
"Por isso, criar um dia municipal é uma forma de demonstrar toda nossa admiração e gratidão a esses profissionais que, longe dos palcos, tem a participação inegável ao sucesso de músicos e musicistas", defende o parlamentar no teor do projeto, que segue em análises das comissões internas da Câmara, antes de vir a plenário para votação em reuniões ordinárias.
 


Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939


Cidadania Valdir Marques

Notícias relacionadas