30 DE ABRIL DE 2024
Pedro Kawai, entrevistado do Primeiro Tempo desta segunda-feira (29), falou sobre destinação de parte do Imposto de Renda para entidades assistenciais que atuam na cidade
Pedro Kawai foi o entrevistado do programa "Primeiro Tempo" veiculado pela TV Câmara Piracicaba na noite desta segunda-feira (29)
O vereador Pedro Kawai (PSDB), entrevistado do programa Primeiro Tempo na noite desta segunda-feira (29), destacou a possibilidade de destinação de parte do Imposto de Renda devido para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fumdeca) e para o Fundo Municipal do Idoso (FMI), com o objetivo de financiar projetos desenvolvidos por entidades assistenciais.
Pedro Kawai lembrou que a destinação de até 3% por fundo dos valores na Declaração de Imposto de Renda, cujo prazo final para entrega é 31 de maio, possibilita ao contribuinte um contato mais próximo com a aplicação dos recursos.
“Você, como contribuinte, pode acompanhar de perto a execução desse orçamento, o uso do seu dinheiro, porque os projetos eles ficam à disposição no site do Conselho da Criança, eles ficam à disposição no site da Prefeitura e eles são acompanhados por uma comissão do Conselho Municipal”. destacou o vereador.
Ele ainda complementou: “esse dinheiro aqui é usado pelas entidades, muito bem usado, diga-se de passagem, e muito bem acompanhado, porque o próprio Conselho, que é paritário, metade da sociedade civil e metade poder público, elabora o edital e acompanha tanto a construção do projeto quanto a execução desse orçamento”.
Durante a entrevista, Pedro Kawai também comentou sobre a recente aprovação, em duas discussões, do projeto de lei 20/2024, de sua autoria, que prevê que o Executivo deverá disponibilizar em seu sítio virtual institucional “a localização e o horário de funcionamento de todos os equipamentos eletrônicos destinados a realizarem a fiscalização de trânsito para a aplicação de multas por infração em nosso município, sejam radares, fixos, móveis, estáticos ou portáteis, ou através de câmeras de monitoramento”.
De acordo com o vereador, o objetivo da proposta é aumentar a transparência e trazer mais segurança para o tráfego na cidade.
“Nós ouvimos falar muito no dia a dia 'a indústria da multa, indústria da multa', então, com essa publicidade, com essa organização, com certeza a gente tira essa ‘pecha’ que o poder público carrega que é da questão da indústria da multa. Então, além de ajudar na questão da segurança do trânsito, vai inibir os maus motoristas, vai diminuir, com certeza, os índices de acidentes e também dar publicidade e transparência”, falou.
A entrevista completa com Pedro Kawai, que também fala de questões relacionadas à zeladoria da cidade, pode ser revista no vídeo acima.