
21 DE MARÇO DE 2025
Paraná sugeriu adoção, em Piracicaba, de projeto que hoje beneficia agricultores no noroeste paranaense
Paraná ocupou a tribuna durante a reunião ordinária desta quinta-feira
O vereador Valdir Vieira Marques (PSD), o Paraná, está sugerindo ao Executivo que reproduza em Piracicaba um projeto que atualmente beneficia cidades no noroeste paranaense. Na indicação 1.595/2025, o parlamentar propõe que sejam feitos estudos que viabilizem o uso do lodo gerado nas estações de tratamento de esgoto como adubo na agricultura local.
"O noroeste do Estado do Paraná é um exemplo de sustentabilidade, destinando 100% do lodo residual das estações de tratamento de esgoto para a agricultura. Em 2024, a região distribuiu cerca de 11 mil toneladas, beneficiando 45 agricultores. Todo o lodo é fornecido gratuitamente aos agricultores cadastrados, incluindo transporte e acompanhamento técnico", disse o vereador, ao ocupar a tribuna, durante a 13ª Reunião Ordinária, nesta quinta-feira (20).
Paraná comentou que o adubo obtido a partir do lodo pode ser aplicado em diversas culturas, como frutíferas, café, cana-de-açúcar, milho e soja. "No entanto, seu uso é proibido em pastagens, hortas e culturas cujas partes comestíveis entrem em contato direto com o solo", observou.
Na proposta formulada pelo vereador, em Piracicaba o pequeno produtor também receberia o insumo de graça, além de orientações de técnicos e acompanhamento sobre a aplicação correta do material, eliminando, com isso, o uso de outros tipos de adubos.