PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 22 DE ABRIL DE 2025
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

17 DE AGOSTO DE 2021

Vereador cobra melhorias em projetos ambientais do município


Zezinho Pereira fez uso dos 5 minutos da liderança na 23ª reunião ordinária da Câmara.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Parlamentar também questionou a má qualidade dos containers da empresa Ambiental






O vereador Zezinho Pereira (DEM) fez dos uso dos 5 minutos regimentais, como líder partidário, para destacar a dificuldade de alguns munícipes em receber o PSA (pagamento por serviços ambientais). A fala do parlamentar foi nesta segunda-feira (16), na 23ª reunião ordinária da Câmara.

"Quero pedir ajuda para os demais vereadores, pois na Secretaria [Municipal de Agricultura e] de Abastecimento existe um projeto que é o pagamento por serviços ambientais, voltado para proprietários que têm matas e nascentes em suas propriedades e que as preservam. São poucos, mas existem. A fiscalização é rígida, mas eles estão tendo uma dificuldade grande para esse valor chegar até eles", informou o vereador.

Zezinho Pereira disse que o PSA é fundamental para a manutenção desses ambientes preservados. "Eles precisam desse dinheiro para cercar a mata para o gado não entrar. Estou preocupado com isso; eu nasci em Ibitiruna e hoje vejo como é crítica a falta de água naquela região. Muitas nascentes alimentam o rio Piracicaba, e hoje está muito baixo o nível da água, dá para atravessar a pé", ressaltou.

Em aparte, a vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade É Sua, destacou que o PSA "é um projeto do governo federal, trazido ao município pelo então vereador José Aparecido Longatto, em que as propriedades que preservam recebem um dinheiro para manter", enfatizou.

Zezinho Pereira também questionou a má qualidade dos containers da empresa Ambiental, responsável pela coleta de lixo no município. "Têm muitos containers velhos que não estão mais segurando o lixo. Precisamos ver com a empresa para que ela troque, pois esses equipamentos precisam se manter quase novos."

Também em aparte, o vereador Gustavo Pompeo (Avante) destacou a necessidade de fiscalizar a empresa Ambiental. "Vamos começar a questionar mais essa empresa, tem 'fumaça'. Vamos soprar para ver se tem fogo ou não", disse.



Texto:  Pedro Paulo Martins
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Ricardo Vasques - MTB 49.918
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo Zezinho Pereira

Notícias relacionadas