PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 22 DE ABRIL DE 2025
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

07 DE MARÇO DE 2025

Vereador cobra detalhes de investimentos e ações contra falta d'água


Requerimento de Trevisan Jr. foi aprovado na reunião ordinária desta quinta-feira



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Requerimento de Trevisan Jr. foi aprovado na reunião ordinária desta quinta-feira






Autor do requerimento 178/2025, aprovado nesta quinta-feira (6), na 9ª Reunião Ordinária, o vereador Laércio Trevisan Jr. (PL) quer saber do governo Helinho Zanatta (PSD) "o que realmente foi feito até o momento em relação às obras de ampliação e melhorias" nas ETAs  (estações de tratamento de água) e quais os investimentos já efetuados.

O parlamentar pede que sejam discriminadas detalhadamente as ações realizadas, "incluindo as etapas concluídas e os resultados alcançados", assim como os valores aplicados por etapa, as fontes de recursos e os comprovantes de execução financeira.

Trevisan Jr. também pergunta "quais são as medidas concretas que estão sendo adotadas" para reduzir as perdas no sistema de abastecimento de água, "que hoje ultrapassam 50%", e indaga se há previsão de projetos para melhorar a eficiência do sistema de captação e tratamento de água, especialmente na estação de captação do Rio Corumbataí —o parlamentar pede que ambas as respostas tragam detalhes sobre o cronograma, as ações implementadas e os resultados obtidos.

O vereador solicita ao Executivo, por meio do requerimento, "a juntada de fotos das obras e melhorias realizadas até o momento, em atendimento ao princípio da publicidade e transparência". "As fotos devem ilustrar claramente o estado atual das obras e as melhorias implementadas", pede Trevisan Jr., que aponta a importância das medidas "para a segurança hídrica da cidade".

O autor da propositura pergunta, ainda, se há estudo técnico em andamento ou planejado para a construção de uma terceira ETA na região de Artemis, "considerando a logística e a necessidade atual e futura de abastecimento". Trevisan Jr., que já apresentou indicação com a demanda, pede, em caso de resposta positiva à pergunta do requerimento, acesso aos detalhes do estudo.

"Se alguém disser que não há necessidade de uma nova ETA, toda vez que faltar água na cidade a culpa vai ser de quem está dizendo isso. A construção de uma nova ETA é necessária e é possível. Como falar que o que tem hoje é suficiente? Temos que evoluir. Deve-se pensar, sim, em uma nova estação", argumentou Trevisan Jr., ao discutir o requerimento na tribuna.

Líder do governo na Câmara, Josef Borges (PP) relatou que a adutora na região do Capim Fino/Vila Industrial "está com obras avançadas" e deve beneficiar 70 mil pessoas da zona norte, resolvendo "problemas de intermitência em diversos bairros". Ele também informou que "está pronto" o projeto para uma adutora na região do Dois Córregos/Cecap.

Cássio Luiz Barbosa (PL), o Cássio Fala Pira, disse ter conversado com o presidente do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), que lhe relatou a expectativa de se iniciarem em abril obras para reforçar o abastecimento na região de Santa Teresinha. "Foram anos sem investimentos. Essa obra é necessária naquela região, que sofre muito com a falta d'água", afirmou o vereador.



Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo Institucional Laércio Trevisan Jr

Notícias relacionadas