23 DE JANEIRO DE 2025
Pedro Kawai (PSDB) foi nomeado, no último dia 13, como diretor do programa educacional desenvolvido na Câmara
Pedro Kawa (PSDB) destaca plano de expansão para a Escola do Legislativo
A Câmara Municipal de Piracicaba nomeou a nova estrutura organizacional da Escola do Legislativo para 2025, com o vereador Pedro Kawai (PSDB) reassumindo a direção da instituição. O ato foi formalizado pelo presidente da Casa, Rerlison Rezende (PSDB), o Relinho, por meio do Ato da Presidência nº 2/2025, publicado em 13 de janeiro.
Além de Kawai, a Escola contará com uma equipe composta por servidores, parlamentares e especialistas. Mariane Vicente Pereira de Souza, diretora do Departamento Legislativo, ocupará a coordenadoria da Escola. Érica Aparecida Cruz Dinis será a secretária, enquanto o conselho contará com a vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo “A Cidade é Sua”, o servidor Bruno Didoné de Oliveira, e os professores universitários Heliani Berlato e Josué Adam Lazier.
Ao reassumir a direção da Escola, Pedro Kawai destacou a importância da instituição na construção de políticas públicas e na ampliação da participação popular. Em 2024, a Escola passou a receber o programa "Conheça o Legislativo" – que recebe a visita de escolas na Câmara Municipal de Piracicaba –, e a meta agora é expandir esse alcance.
"Primeiro, uma alegria estar de volta à direção da Escola, essa importante ferramenta da Casa para participação popular e construção das políticas públicas. Ainda mais que a Escola passou a receber o ‘Conheça o Legislativo’. Então, a gente tem o desafio de manter esse crescimento do ano passado, e agora com novos desafios", disse Kawai.
Entre os objetivos para 2025, Pedro Kawai pretende levar a Escola do Legislativo para fora da Câmara, promovendo eventos itinerantes tanto do programa "Conheça o Legislativo" quanto de outras iniciativas educacionais. "O primeiro deles é ampliar o atendimento da escola. Temos a proposta de levar a Escola para fora da Casa, tanto a Escola quanto o Conheça, aumentando a participação popular", acrescentou o parlamentar.
Outro foco será a capacitação de agentes políticos e servidores da Câmara, especialmente em função dos sete em primeiro mandato. Segundo Kawai, a Escola do Legislativo terá papel essencial na formação dos novos parlamentares e assessores, garantindo que todos tenham conhecimento sobre a legislação e o funcionamento da Casa.
"O grande intuito deste ano é a capacitação de agentes políticos e dos nossos servidores da Casa. Temos sete vereadores de primeiro mandato, então temos que fazer a capacitação legislativa, tudo o que um mandato precisa para desenvolver", pontua.
Kawai destaca que a Escola também contará com a participação ativa dos departamentos da Câmara, que oferecerão cursos e palestras em diversas áreas. Ele ressalta que a instituição tem um papel fundamental na integração entre o Poder Público, as entidades e a população.