20 DE JANEIRO DE 2025
Durante encontro com presidente do Semae, Relinho elogiou esforços e destacou necessidade de investimentos na autarquia
Reunião aconteceu na sede da autarquia na manhã desta segunda-feira (20)
O vereador Rerlison Rezende (PSDB), o Relinho, presidente da Câmara Municipal de Piracicaba, esteve com o presidente do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), Ronald Pereira da Silva, para entender a dinâmica da atual gestão frente à crise de abastecimento de água na cidade. O encontro, que marcou a primeira reunião institucional entre ambos, ocorreu nesta segunda-feira (20), na sede da autarquia, e contou ainda com o vereador Edson Bertaia (MDB).
Relinho atuou como servidor público no Semae por 20 anos e defendeu a Ronald cinco pontos para superar a crise: a melhoria das estruturas de manutenção, de tratamento e de distribuição, os reservatórios e o trabalho de controle de perdas.
Na avaliação do presidente da Casa, a atual gestão demonstra preocupação com o assunto. “Podemos citar, entre esses esforços recentes, a limpeza do lodo nos tanques de decantação da ETA (Estação de Tratamento de Água) Luiz de Queiroz e as obras da adutora Capim Fino-Industrial”, lembrou Relinho.
Ele também diz que a Câmara cumpre o seu papel e cita a aprovação, na reunião extraordinária realizada na primeira semana de janeiro, do projeto de reestruturação do Semae, que extinguiu 87 cargos comissionados. “Estamos desde o início de 2025 como parceiros nesse processo, com todos os parlamentares engajados no tema e membros indicados para o grupo de trabalho para enfrentar a atual crise de abastecimento de água na cidade”, destacou.
Para Relinho, o Semae é composto por servidores que buscam, diariamente, garantir que a água chegue nas residências. “Os investimentos realizados nos últimos anos não foram suficientes para atender à demanda gerada pelo crescimento da cidade. Agora é o momento de unir forças e trabalhar para superar esse desafio”, concluiu o parlamentar.
O vereador Edson Bertaia (MDB), que também participou do encontro, destacou a importância de ações conjuntas entre os poderes Legislativo e Executivo. “Precisamos somar esforços e buscar soluções que sejam efetivas e sustentáveis. A população merece respostas e um planejamento que garanta o abastecimento de água a curto, médio e longo prazo”, afirmou Bertaia.