
11 DE OUTUBRO DE 2018
Comitiva esteve em Piracicaba para conhecer sistemas e ferramentas que, aliados à tecnologia, dão mais agilidade e transparência às ações desenvolvidas no Legislativo.
Servidores da Câmara de Sorriso visitaram o Legislativo piracicabano na tarde desta quinta-feira
Servidores da Câmara Municipal de Sorriso (MT) estiveram na sede do Legislativo piracicabano, na tarde desta quinta-feira (11), para conferir sistemas e ferramentas que, aliados à tecnologia, dão mais agilidade e transparência às ações desenvolvidas na Casa.
O técnico de informática Wander Morlin, a coordenadora de serviços legislativos Carmem Welter e a auxiliar administrativa Minéia Gund foram recepcionados por João Ricardo Viccino, técnico de informática e funcionário concursado da Câmara de Piracicaba desde 1994.
Viccino apresentou as tecnologias empregadas pela Casa nas reuniões ordinárias, que incluem, por exemplo, sistema de votação por tablet, câmeras robóticas para a transmissão dos trabalhos e "video wall", onde são mostradas ao público informações sobre os vereadores (como a presença na sessão e o posicionamento em relação a cada projeto analisado).
Daniel Batista, coordenador da empresa Sino, também acompanhou a visita da comitiva mato-grossense. A desenvolvedora de softwares fornece para o Legislativo de Piracicaba, desde 1989, o sistema Siave, que desde então reúne todas as proposituras que deram entrada na Casa. A Câmara de Sorriso também usa a plataforma, mas numa versão anterior.
Viccino elogiou a Sino por "fazer aprimoramentos no sistema conforme as demandas da Casa". Um dos exemplos é o acesso que vereadores passaram a ter, pelo mesmo tablet em que votam as matérias, de toda a tramitação das proposituras, o que gerou economia no uso de papéis. "Praticamente tiramos todos os papéis da sessão", observou Viccino.
Além de conhecerem o plenário, os servidores de Sorriso conferiram as instalações do salão nobre, a sala de transmissões da TV Câmara, os espaços destinados aos cursos da Escola do Legislativo, a estrutura de armazenamento de dados e os departamentos da Casa, onde foram recebidos pelos diretores.
Wander disse que a visita serviu para mostrar ao grupo novas possibilidades de uso do Siave e tecnologias que hoje ainda não são adotadas na Câmara de Sorriso. "Achei interessante a estrutura de tecnologia que há aqui, é bem avançada. Vamos tentar introduzir lá principalmente as câmeras de transmissão robóticas, os tablets para votação e o painel eletrônico", comentou.