
28 DE MARÇO DE 2025
Proposta em tramitação na Casa foi abordada pelo vereador Gustavo Pompeo em entrevista ao Primeiro Tempo, exibido na noite desta quinta-feira na TV Câmara Piracicaba
Gustavo Pompeo em entrevista ao Primeiro Tempo, exibido na noite desta quinta-feira, antes da 15ª Reunião Ordinária da Câmara
A proposta de criação de uma Frente Parlamentar Contra a Instalação de Pedágio na Rodovia Luiz de Queiroz (SP-304) foi destacada pelo vereador Gustavo Pompeo (Avante) em entrevista ao programa Primeiro Tempo, exibido na noite desta quinta-feira (27) pela TV Câmara Piracicaba.
De acordo com o parlamentar —que assina juntamente com outros vereadores a autoria do projeto de decreto legislativo 14/2025, ainda em tramitação—, o intuito da Frente é evitar impactos econômicos e financeiros negativos que a eventual instalação dos dispositivos de cobrança na rodovia possa trazer à região.
"Nós temos esses 3 pontos possíveis. Ainda está em estudo, mas por que começamos a nos movimentar? Vale lembrar, se puxarmos na memória, que em São Pedro e Charqueada se fez a mesma coisa. Estavam em estudo... Eu propus uma movimentação, e muita gente falou assim: 'Não, estamos só em estudos, não vai acontecer, não vai rolar', e hoje essas praças de pedágio estão lá cobrando as pessoas que passam", disse.
Além de destacar o aumento dos custos diretos e indiretos com a possível incidência da cobrança, Gustavo Pompeo também lembrou que Piracicaba é uma das cidades paulistas com grandes índices de violência no trânsito, e acrescentou: "Vale lembrar que Piracicaba é a cidade com mais óbitos no trânsito no estado de São Paulo, e nós sempre falamos da exigência que temos com o Poder Público de ações de melhoria, de segurança, mas o pedágio ele não vem nesse sentido. Nós entendemos que ele vem no sentido de penalizar e cobrar uma taxa a mais daquilo que nós já pagamos, e o governo do estado deveria garantir essa segurança para a população de Piracicaba, principalmente na malha asfáltica no que compete a ele nessas estradas estaduais".
Também receberam destaque durante a entrevista as ações do Fórum de Educação para o Trânsito, coordenado pelo vereador e que realiza na Câmara, no próximo dia 2 de abril, uma audiência pública para discutir a segurança no trânsito e respostas rápidas aos acidentes que ocorrem na cidade.
"O trânsito de Piracicaba é um trânsito muito violento, infelizmente. Nós tivemos aqui no final de semana quatro óbitos em menos de 24 horas, um número muito grande de óbitos", disse o parlamentar, que ainda frisou que grande parte dos acidentes acontece durante o trajeto de ida ou de volta do trabalho, o que demanda ações conjuntas de conscientização em parceria com empresas e órgãos voltados à saúde do trabalhador.
Durante a entrevista foram também abordadas ações de outros fóruns igualmente coordenados ou propostos pelo parlamentar, a exemplo do Fórum Permanente de Saúde Integral e Bem-Estar Social, recentemente protocolado na Casa, além do projeto de lei 32/2025, de sua autoria, que dispõe sobre a obrigatoriedade de afixação de cartazes informando o contato dos Conselhos Tutelares de sua área de abrangência nos estabelecimentos de ensino públicos e privados de Piracicaba.
A entrevista completa do vereador Gustavo Pompeo ao programa Primeiro Tempo desta quinta-feira pode ser revista no vídeo acima.