06 DE AGOSTO DE 2021
Além da conquista do título, propositura de autoria de Laércio Trevisan Jr. reconhece demais trabalhos desenvolvidos pela equipe da pasta municipal de cultura.
Moção de aplausos 141/2021 foi votada em separado das demais
Aprovada durante a 20ª reunião ordinária de 2021, a moção 141/2021, de autoria do vereador Laércio Trevisan Jr. (PL), discorre sobre as competências da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e destaca as atividades promovidas recentemente pela pasta, comandada por Adolpho Queiroz, como festivais, festas populares e o Salão Internacional do Humor de Piracicaba, e a conservação de diversos mobiliários e espaços públicos dedicados à cultura, a exemplo da recente limpeza e organização dos barracões do Engenho Central.
A moção também elenca projetos atualmente realizados pela Secretaria e destaca o recebimento do título de “Capital Cultural” entregue pelo Governo do Estado a Piracicaba no último dia 13.
A vereadora Rai de Almeida (PT), ao discutir a propositura, reconheceu o trabalho da atual equipe gestora da pasta, mas ponderou que o recebimento do título “é fruto de um trabalho que vem de longa data, não de apenas dos sete meses deste governo, acho importante destacar isso”, disse a parlamentar.
Em sentido diverso, o autor da propositura, Laércio Trevisan Jr. (PL), defendeu “que esses trabalhos não são de longa data, não. A conquista do título de Capital Cultural é resultado dos oito projetos escolhidos por uma comissão da atual secretaria municipal e que foram apresentados à secretaria estadual para concorrer com centenas de cidades, tendo Piracicaba sido escolhida entre as dez”, disse o parlamentar.
Pedro Kawai (PSDB), ao discutir a moção, disse: “Se Piracicaba hoje está apta a receber um prêmio estadual, é porque houve uma construção, porque existe uma estrutura por trás”. Segundo o parlamentar, tanto o Legislativo quanto o Executivo devem defender “políticas de Estado, e não de governo”, e citou diversos projetos e programas já existentes há algum tempo na cidade.
A moção, que recebeu destaques para incluir outros projetos e parcerias realizados pela pasta, foi votada e aprovada em separado das demais, com 21 votos favoráveis e 1 voto contrário.