
25 DE ABRIL DE 2025
Projeto de lei protocolado na Câmara institui o Dia Municipal de Combate ao Antissemitismo, a ser celebrado anualmente em 9 de novembro
Vereador Edson Bertaia (MDB)
O vereador Edson Bertaia (MDB) protocolou na Câmara Municipal de Piracicaba um projeto de lei que adota, no âmbito do município, a definição de antissemitismo proposta pela Aliança Internacional para a Memória do Holocausto (IHRA) e institui o Dia Municipal de Combate ao Antissemitismo, a ser celebrado anualmente em 9 de novembro.
A data escolhida faz alusão à "Noite dos Cristais" (Kristallnacht), episódio histórico que marcou o início da perseguição sistemática aos judeus na Alemanha nazista em 1938.
Segundo o vereador, a iniciativa tem como objetivo promover uma cultura de paz, respeito e conscientização contra todas as formas de ódio, preconceito e intolerância religiosa, alinhando Piracicaba a boas práticas internacionais e nacionais de defesa dos direitos humanos.
“Como cristãos, cremos na dignidade de todo ser humano criado à imagem de Deus. O combate ao antissemitismo é uma forma de reafirmarmos os princípios do amor ao próximo, da justiça e do respeito à história do povo judeu — raiz da fé cristã e fundamental na história da salvação”, declarou Bertaia.
O projeto também prevê que, na data comemorativa, o Poder Público Municipal possa realizar atividades educativas e culturais em parceria com escolas, igrejas, entidades judaicas e instituições da sociedade civil.
A propositura segue agora para análise da Comissão de Legislação, Justiça e Redação (CLJR).