PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

09 DE DEZEMBRO DE 2019

Solenidade nesta terça marca os ’16 Dias de Ativismo’ contra violência


Homenagens a oito mulheres serão feitas pela vereadora Nancy Thame



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (1 de 4) Salvar imagem em alta resolução

Evento tem início previsto para as 19h30, com transmissão ao vivo pela TV Câmara

Evento tem início previsto para as 19h30, com transmissão ao vivo pela TV Câmara
Foto: Leandro Trajano (2 de 4) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Leandro Trajano (3 de 4) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Leandro Trajano (4 de 4) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Leandro Trajano Salvar imagem em alta resolução


Às 19h30 desta terça-feira (10), no Salão Nobre Helly de Campos Melges, acontece a reunião solene que marca os “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”, instituído pelo decreto legislativo 14/2017, de autoria da vereadora Nancy Thame (PSDB).

A mesa-redonda “Uma reflexão sobre os Direitos Humanos e os Direitos das mulheres” dará início à solenidade, com a participação da Promotora Legal Popular, Rebeca Henrique; a pedagoga e doutoranda em educação escolar pela Unesp, Marília Frassetto; e a professora Heliani Berlato, da Esalq-USP.

Ainda nesta noite, serão entregues oito homenagens alusivas ao Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha.

As homenageadas são a líder comunitária Cleusa Maria Adão Aguiar (Dona Cleusa); a cabeleireira Conceição Aparecida Nascimento Sandoval (a Ceiça); a diretora-presidente da Cooperativa Reciclador Solidário de Piracicaba, Ednalva Inês Correa Souza; a funcionária pública Fátima Aparecida Eugênio, que integra o Grupo de Mulheres Negras e o Promotoras Legais Populares; a organizadora de casamentos Helena Mendes Souza; a missionária Rosa Nair Carlos, que desenvolve trabalhos na diretoria do Colégio Baronesa de Rezende e Pastoral Afro da Diocese de Piracicaba; a funcionária pública Maria Ivete Araújo, chefe do programa MovimentAção Cultural; e a educadora e artesã Miriam Mariano Pedroso.

Este é o segundo ano que a vereadora faz as homenagens, sempre construídas por meio de parcerias com instituições da cidade que trabalham com a temática da mulher, mais especificamente com o recorte de gênero e etnia. 

É de sua autoria a proposta que deu origem ao decreto legislativo 11/2017, para que o município lembre, a cada ano, o Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha. A data faz parte de um marco internacional na luta e resistência das mulheres negras contra a opressão de gênero, o racismo e a desigualdade socioeconômica.

A solenidade pode ser acompanhada pela TV Câmara (nos canais 4 da Net, 9 da Vivo Fibra e 60.4 em sinal digital), pelo site www.camarapiracicaba.sp.gov.br/tv ou por meio dos canais oficiais do Legislativo no Facebook e no Youtube. A população também pode assistir à reunião pessoalmente (rua Alferes José Caetano, 834, Centro).

LEIA MAIS
- Reunião aborda importância da discussão sobre direitos da mulher negra
Realizada pela 1ª vez, solenidade homenageia mulheres negras






Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Câmara Nancy Thame

Notícias relacionadas