PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 21 DE NOVEMBRO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

07 DE JUNHO DE 2024

Requerimento pede informações sobre itinerários do transporte público


Propositura do vereador Pedro Kawai (PSDB) foi aprovada durante a reunião ordinária desta quinta-feira (6)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Rubens Cardia (MTB 27.118) Salvar imagem em alta resolução





Na 34ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba, realizada na noite desta quinta-feira (6), foi aprovado o requerimento 690/2024, do vereador Pedro Kawai (PSDB). O documento solicita ao Executivo informações detalhadas sobre o itinerário de ônibus do sistema de transporte coletivo que atende os Distritos Industriais Uninorte 1 e 2, e Ypezinho.

O requerimento questiona quais linhas de ônibus do Sistema de Transporte Coletivo municipal atendem os Distritos Industriais 1 e 2, bem como o Distrito Industrial Ypezinho, e solicita que sejam fornecidos os itinerários correspondentes. Além disso, pede informações sobre a média de passageiros que utilizam essas linhas e se há alguma rota direta dos distritos para os principais terminais de ônibus urbanos do município, como os terminais Sônia/Piracicamirim e Central.

Caso existam linhas com trajetos diretos, o requerimento solicita que sejam mencionados os horários dessas linhas. Em caso negativo, questiona os motivos pelos quais não há um itinerário direto, considerando o grande número de trabalhadores que dependem desse sistema de transporte. Por fim, o requerimento indaga sobre o trajeto realizado pelos passageiros para chegarem aos principais terminais de ônibus urbano do município.

Durante a discussão do requerimento, o vereador Paulo Campos justificou seu voto afirmando que, quando o prefeito Luciano Almeida (PP) assumiu a prefeitura, houve uma transição de um contrato emergencial devido à rescisão contratual realizada pelo ex-prefeito Barjas Negri (PSDB), em 2020. Segundo ele, a situação foi resolvida e atualmente há 177 novos ônibus circulando na cidade, equipados com ar-condicionado.

Pedro Kawai destacou que a rescisão contratual não foi uma opção do ex-prefeito Barjas Negri, mas uma consequência da ameaça da empresa anterior de interromper o serviço de transporte de forma abrupta.

Kawai explicou que houve uma movimentação para prorrogar o contrato e conseguir um contrato emergencial, dada à complexidade da situação. Ele também mencionou que as linhas do Uninorte são solicitações das empresas que já foram apresentadas à Semuttran, mas a secretaria se recusou a atender.

 



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Legislativo Pedro Kawai

Notícias relacionadas