PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

19 DE MARÇO DE 2019

Representante do Espaço Pipa destaca o Dia Internacional da Down


Luciana Ballestero Bettiol Borges ocupou a tribuna da Câmara para discorrer sobre o Dia Internacional da Síndrome de Down, na temática - "Ninguém fica pra trás"



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Representante do Espaço Pipa destaca o Dia Internacional da Down






Luciana Ballestero Bettiol Borges, em nome do Espaço Pipa - Associação Síndrome de Down de Piracicaba e do Movimento Down, por ocasião do Dia Internacional da Síndrome de Down, que anualmente é celebrado no dia 21 de março, ocupou a tribuna popular da Câmara de Vereadores de Piracicaba, na 12ª reunião ordinária de ontem (18) para divulgar a importância da data, com a temática - "Ninguém fica pra trás". 

O apelo é que todos reflitam sobre a maneira como olhamos para estas pessoas, tratando estas questões em todos os ângulos, inclusive no Legislativo. "Este ano o tema escolhido é não deixe ninguém para trás". Este tema foi escolhido para combater o capacitismo, que é uma forma de discriminação e preconceito social contra pessoas com algum tipo de deficiência. Sem perceber, nós vivemos numa cultura de capacitismo, onde a ausência de deficiência é tido como normal. Neste princípio, pessoas com alguma deficiência são vistas como excessões. 

Quando não nos dirigimos ao deficiente, isto mostra o sinal do capacitismo, que está enraizado na nossa cultura. Este dia é para refletirmos sobre isso. Quanto antes trabalharmos isso, vai melhorar a condição do nosso crescimento. É preciso olharmos para quem tem a SD como forma de ver que eles são capazes.

Ninguém conhece o potencial do outro se não houver o desafio. Todos temos a aprender e ensinar. Não faça um favor, simplesmente conviva. As empresas não dão preferências a estas pessoas, dão emprego e não trabalho. A lei da inclusão garante o ensino para todos. Há que se ter auxílio nas salas de aulas. A lei brasileira da inclusão garante muitos direitos.

Quando falamos do Espaço Pipa falamos de uma das primeiras associações do gênero no Brasil. Luciana citou a lei 13.685/2018, que garante que todos os hospitais registrem estas pessoas. "O médico recebe o bebê e avalia o seu quadro clínico. Há um trabalho para  derrubar o mito negativo sobre a SD.

Há que se aplicar e cumprir a lei, na garantia de direito para todos. É trabalho grande a se fazer pois nem sempre isso é verificado. Estima-se um caso a cada 800 nascimentos.

Luciana também reforçou o convite para todos, especialmente os médicos, na quinta-feira (21), para uma mesa redonda sobre a saúde, às 18h30, na sede da Associação Paulista de Medicina, na avenida Centenário.

Luciana encerrou suas explanações exibindo um vídeo para mostrar que no planeta terra, com oito bilhões de pessoas cada um tem a sua individualidade própria. "Incluir é dar a todos uma chance. No Dia Internacional da Síndrome de Down, não deixe ninguém para trás", disse.

O vice-presidente da Câmara, Pedro Kawai (PSDB) parabenizou as explanações da representante do Espaço Pipa e, citou os nomes de Carol e Leo, pessoas amigas que integram e entidade.  

O vereador Wagner Alexandre de Oliveira, o Wagnão (PHS) solicitou Pela Ordem, para garantir o tempo de exibição do vídeo sobre a Síndrome de Down. 



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Imagens de TV:  TV Câmara


Tribuna Popular

Notícias relacionadas